Página Inicial / Últimas / Novo Código Eleitoral ressuscita propaganda partidária em rádio e TV

Novo Código Eleitoral ressuscita propaganda partidária em rádio e TV

Partido que cumprir a cláusula de desempenho terá à sua disposição tempos totais de cinco, 20 ou 30 minutos

Aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados, o novo Código Eleitoral autoriza o retorno da propaganda partidária no rádio e na televisão, que havia sido revogada pela Lei 13.487/17, condicionando o acesso das legendas a esse dispositivo ao cumprimento da chamada cláusula de desempenho.

De acordo com o texto, em cada semestre do ano, o partido que cumprir a cláusula de desempenho terá à sua disposição tempos totais de cinco, 20 ou 30 minutos no rádio e na TV, sempre com inserções de 30 segundos. O tempo é assegurado para inserções nas redes nacionais e em igual quantidade nas emissoras estaduais.

Segundo a cláusula de desempenho, somente os partidos que obtiveram um mínimo de votos distribuídos em um terço dos Estados brasileiros ou elegerem um número mínimo de deputados federais, também distribuídos em um terço dos Estados, terão direito aos recursos do Fundo Partidário e ao acesso gratuito ao rádio e à televisão.

A propaganda partidária é diferente da propaganda eleitoral, que nunca foi suspensa. Na propaganda partidária, as legendas devem destinar pelo menos 30% das inserções para “promover e difundir” a participação das mulheres na política. Também deve ser assegurado espaço para divulgação da participação política de negros, indígenas e pessoas com deficiência.

A votação do Código Eleitoral foi concluída na madrugada de quinta-feira 16 na Câmara, com a votação dos destaques ao texto original. A matéria agora segue para apreciação do Senado.

Com placar de 273 a 211, os deputados decidiram ressuscitar também a quarentena de quatro anos para juízes, membros do Ministério Público Federal (MPF), militares e policiais que queiram se candidatar a partir das eleições de 2026. Partidos de esquerda orientaram a bancada a se posicionar a favor da medida. O governo federal foi contra.

Durante sua live transmitida ontem pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro prometeu vetar a quarentena. “Absurdo isso. Espero que o Senado não aprove”, afirmou.

The post Novo Código Eleitoral ressuscita propaganda partidária em rádio e TV appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Novo Código Eleitoral ressuscita propaganda partidária em rádio e TV
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado iniciam visita oficial de cinco dias em Israel

foto: divulgação Os governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ronaldo Caiado, de Goiás, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *