Página Inicial / Últimas / ‘Bolsonaro chileno’ lidera pesquisa presidencial no Chile

‘Bolsonaro chileno’ lidera pesquisa presidencial no Chile

Apelidado de ‘Bolsonaro chileno’, José Antonio Kast deixou para trás o deputado de esquerda Gabriel Boric

A cerca de três semanas para as eleições presidenciais chilenas, em 21 de novembro, o candidato de extrema-direita José Antonio Kast se consolidou na dianteira em pesquisas de opinião, deixando para trás o deputado de esquerda Gabriel Boric.

De acordo com pesquisa do Pulso Ciudadano, publicada no último domingo pela consultoria Activa Research, Kast teria 26,5% dos votos, pouco à frente de Boric, com 25%. Em terceiro lugar fica a ex-ministra e senadora democrata cristã Yasna Provoste, com 12,1%.

O político ultraconservador do Partido Republicano, todavia, perderia no segundo turno, em 19 de dezembro, para Boric. Em um segundo turno hipotético entre a esquerda e a extrema-direita, Boric sairia vitorioso com 42,9% dos votos, enquanto Kast teria 36,8%.

Também divulgada no domingo, a pesquisa Plaza Pública Cadem indica um cenário semelhante, com Kast tendo 23% dos votos, à frente dos 20% de Boric.

Ainda assim, a marca é inédita para o candidato, que por seus comentários sobre aborto e homossexuais é chamado de “Bolsonaro chileno”.

O cenário é visto como reflexo direto da perda de apoio a Sebastián Sichel, candidato governista de centro-direita que não alcança nem 10%, após intenções de voto despencarem desde o início de outubro. Ex-ministro do Desenvolvimento Social do presidente Sebastián Piñera, ele perdeu o endosso de ao menos cinco parlamentares nos últimos dias, que anunciaram abertamente apoio a Kast.

A imagem de Sichel é diretamente associada a de Piñera, que encara um pedido de impeachment e uma investigação policial por irregularidades financeiras, enquanto enfrenta mais de 70% de desaprovação.

A centro-direita, eleita na esteira do cansaço com a esquerda, nunca recuperou sua força depois dos protestos sociais e os partidos da coalizão Chile Vamos, do presidente, estão fracos e isolados, atrás dos adversários tanto de esquerda quanto de direita nas pesquisas de opinião, o que comprova também uma desilusão com a política tradicional e o surgimento de um novo modelo de política cidadã.

Desde os protestos em massa no último ano, o Chile passa por um momento político e social inédito, incluindo a derrota de partidos governistas e tradicionais nas eleições para escolher os redatores da nova Constituição. Enquanto os independentes e a oposição de centro-esquerda obtiveram mais de 40% das cadeiras da Assembleia Constituinte, a direita, que se apresentava em uma chapa única formada pelos partidos governistas, não conseguiu alcançar o percentual de votos necessário para vetar artigos na nova Carta Magna.

The post ‘Bolsonaro chileno’ lidera pesquisa presidencial no Chile appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:‘Bolsonaro chileno’ lidera pesquisa presidencial no Chile
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Virgílio está perplexo com a quantidade de apoiadores de Bolsonaro no partido, “o PSDB precisa de uma desbolsonarização”

Durante a votação das prévias do PSDB, Arthur Virgílio (foto) se deu por derrotado, afirmou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *