Página Inicial / Últimas / Nicarágua: eleições no país não têm legitimidade democrática, afirma OEA

Nicarágua: eleições no país não têm legitimidade democrática, afirma OEA

Nessa sexta-feira (12), os países da Organização dos Estados Americanos (OEA) rechaçaram as eleições do último domingo na Nicarágua vencidas pelo ditador Daniel Ortega, que governa o país desde 2007, ressaltando que “elas não eram livres, justas ou transparentes e não tinham legitimidade democrática”. Por um placar de 25 votos a favor, um contra, sete abstenções e uma ausência, as delegações participantes da 51ª Assembleia Geral da entidade aprovaram uma resolução promovida por Canadá, Antígua e Barbuda, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, República Dominicana e Uruguai sobre “A situação na Nicarágua”.

A resolução faz críticas ao descaso do governo do país centro-americano com as iniciativas diplomáticas e técnicas empreendidas desde junho de 2018 pela OEA para promover “a democracia representativa e a proteção dos direitos humanos”. O texto conclui, ainda, com base nos princípios da Carta da OEA e da Carta Democrática Interamericana, que as instituições democráticas nicaraguenses “foram seriamente minadas pelo governo”.

Os países instruíram o Conselho Permanente da OEA a realizar uma “avaliação coletiva imediata” da situação no país, em conformidade com a Carta da OEA e a Carta Democrática Interamericana, a ser concluída, “o mais tardar até 30 de novembro”. Após esse período, ela deve tomar “as medidas apropriadas”. Antes da votação da iniciativa, o representante da Nicarágua, Michael Campbell, rejeitou “da maneira mais categórica o projeto de resolução” que, conforme alegou, “se pretende impor” contra seu país nesta Assembleia Geral.

The post Nicarágua: eleições no país não têm legitimidade democrática, afirma OEA appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Nicarágua: eleições no país não têm legitimidade democrática, afirma OEA
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

URGENTE: Lira articula sessão na Câmara com jornalistas que fizeram denúncia sobre “Twitter Files” e as decisões do STF e TSE

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *