Página Inicial / Últimas / Pandemia e crise econômica — o que motivou a derrota do kirchnerismo na Argentina

Pandemia e crise econômica — o que motivou a derrota do kirchnerismo na Argentina

Esquerda perdeu a maioria no Senado, algo que não ocorria desde a redemocratização do país, em 1983

O kirchnerismo foi o grande derrotado nas eleições legislativas que ocorreram no último domingo, 14, na Argentina. A coalizão Frente de Todos, comandada pela ex-presidente Cristina Kirchner, deixou de ser maioria no Senado — algo que não acontecia desde 1983. Na prática, isso significa que a esquerda portenha terá de negociar com a oposição para aprovar projetos.

A explicação desse castigo eleitoral está na realidade. Reportagem publicada na Revista Oeste mostra a catastrófica gestão dos peronistas, que foram emparedados pela pandemia e pela crise política. No ano passado, a Argentina adotou um dos mais severos lockdowns do mundo, mas os índices de contaminação e mortes não arrefeceram.

Na economia, a situação não fica melhor. O governo fechou as fronteiras, impediu a abertura do comércio e trancou a população dentro de casa. Poucos meses depois, com o fim das restrições, os principais índices econômicos do país ficaram em frangalhos. A retração de quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) é um símbolo da inépcia de Fernández.

As coalizões lideradas pelo ex-presidente Mauricio Macri (Juntos por el Cambio) e pelo economista libertário Javier Milei (La Libertad Avanza) foram as grandes beneficiadas com a derrocada peronista. Os resultados observados nas eleições legislativas podem mudar os rumos da disputa pela Casa Rosada, que ocorrerá em 2023.

The post Pandemia e crise econômica — o que motivou a derrota do kirchnerismo na Argentina appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Pandemia e crise econômica — o que motivou a derrota do kirchnerismo na Argentina
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *