Página Inicial / Últimas / Chile: país realiza eleições decisivas neste domingo; saiba quem são os candidatos

Chile: país realiza eleições decisivas neste domingo; saiba quem são os candidatos

Neste domingo (21), o Chile realiza as eleições que vão escolher o novo presidente, além de senadores, deputados e conselheiros regionais. A votação termina no fim da tarde. Ao todo, serão sete candidatos disputando o Palácio de La Moneda.

A tendência é que a eleição presidencial vá para o segundo turno (19 de dezembro) entre o candidato direitista José Antonio Kast (Partido Republicano) e o esquerdista Gabriel Boric (Convergência Social). A informação é da Revista Oeste.

Pela primeira vez em 16 anos, nenhuma das duas figuras políticas mais conhecidas do Chile na atualidade vão disputar: o atual presidente, Sebastián Piñera, e a ex-presidente Michelle Bachelet, que se alternaram no poder neste período.

Piñera enfrenta forte rejeição popular e acabou de escapar de um processo de impeachment, já Bachelet é alta comissária da ONU para os Direitos Humanos.

O voto é facultativo no país, e nas últimas duas grandes eleições a participação não passou de 50% do total de eleitores.

José Antonio Kast

Conservador, Kast é um advogado de 55 anos. Ele mostra simpatia pela ditadura de Augusto Pinochet (1973 a 1990).

Em seu programa presidencial, propõe diminuir a presença do Estado nas instituições, reduzir impostos, privatizar empresas estatais e eliminar o Ministério da Mulher e da Equidade de Gênero.

Kast já fez elogios ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e ao presidente Jair Bolsonaro, com quem se encontrou pessoalmente em 2018, no Rio de Janeiro.

Gabriel Boric

O atual deputado concorre em uma aliança entre a Frente Ampla e o Partido Comunista do Chile. Aos 35 anos, idade mínima para ser presidente do país, ele projetou sua carreira política a partir do movimento estudantil.

A articulação de sua candidatura se desenhou como continuidade das mobilizações para a implantação de uma nova Constituição ao país. A redação da nova Carta Magna deverá ser concluída até outubro de 2022.

Boric tem defendido um modelo de Estado semelhante ao de bem-estar social de alguns países europeus. Ele também propõe a criação de uma aposentadoria mínima de 250 mil pesos (cerca de R$ 1,7 mil).

Outros candidatos

Sebastián Sichel, 44 anos, é o candidato do governo Piñera. Na economia, defende o mercado livre aliado a um Estado forte. Ele corre por fora na disputa, e não está entre os favoritos.

No campo da esquerda, também participam do pleito o esquerdista Marco Enríquez Ominami e a democrata-cristã Yasna Provoste, além de Eduardo Artés, dirigente do Partido Comunista Chileno Ação Proletária, uma dissidência do Partido Comunista do Chile.

O sétimo candidato é Franco Parisi, que realizou toda a sua campanha pela internet a partir dos Estados Unidos, o que tem gerado críticas dos demais concorrentes.

Sua ausência do país coincide com uma ação judicial pelo não pagamento de pensão alimentícia a dois filhos. Na semana passada, o candidato anunciou que está com covid-19 e, devido ao isolamento social, ficará nos Estados Unidos no dia das eleições.

The post Chile: país realiza eleições decisivas neste domingo; saiba quem são os candidatos appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Chile: país realiza eleições decisivas neste domingo; saiba quem são os candidatos
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *