Página Inicial / Últimas / Senadores aprovam mudanças nas emendas de relator

Senadores aprovam mudanças nas emendas de relator

Em placar apertado, 34 a 32, os senadores aprovaram, em sessão do Congresso Nacional, mudanças nas emendas de relator. O texto amplia a transparência e propõe um limite para estas despesas a partir de 2022.

Na Câmara, foram 268 votos favoráveis e 31 contrários. Agora, o texto segue para a promulgação do Congresso e não precisa passar pelo presidente Jair Bolsonaro.

A proposta aprovada determina um teto para as emendas de relator equivalente à soma das emendas individuais e de bancada. Isso vai representar R$ 16,2 bilhões no ano que vem, valor próximo ao deste ano: R$ 16,8 bilhões.

Hoje, não é possível identificar quem solicitou recursos das emendas de relator. Segundo a proposta, as indicações serão divulgadas no site da Comissão Mista de Orçamento, mas somente a partir de agora, e não retroativamente.

A votação é uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a execução das emendas de relator. A Corte alega que é necessário dar publicidade e transparência à distribuição destes recursos.

O relator do texto, senador Marcelo Casto (MDB-PI) entende que o relatório atende 100% a decisão do STF. “O passado não está na resolução. A resolução não tem poder para isso”, afirmou.

Na sexta-feira, foi publicado um ato conjunto da Câmara e do Senado que promove “a implementação de mecanismos para ampliar a publicidade e a transparência” das emendas de relator nos Orçamentos de 2020 e de 2021.

Segundo a Presidência do Senado, a medida busca “garantir o cumprimento da decisão do Supremo. No início do mês, a Corte manteve uma decisão da ministra Rosa Weber e suspendeu esse tipo de emenda.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que não há “ocultação”. “Estamos propondo é uma adequação normativa para atender a essência da decisão do Supremo, que é garantir a transparência no emprego do orçamento”, afirmou.

The post Senadores aprovam mudanças nas emendas de relator appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Senadores aprovam mudanças nas emendas de relator
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Após PT, Ciro Gomes também fala em mudar reforma trabalhista

Em entrevista ao canal Band News no sábado (22), o pré-candidato do PDT à Presidência, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *