Página Inicial / Últimas / Senadores não chegam a um consenso e vaga para TCU do Senado será disputada em eleição no plenário

Senadores não chegam a um consenso e vaga para TCU do Senado será disputada em eleição no plenário

Na reta final da disputa pela vaga aberta no TCU (Tribunal de Contas da União), o cenário sobre o resultado da eleição no Senado é de extrema incerteza, segundo relatos feitos à CNN.

A avaliação quase unânime é a de que, diante da disputa ferrenha, as articulações deste fim de semana serão determinantes para a definição do nome que ocupará a vaga deixada por Raimundo Carreiro.

Sem acordo em torno de um único nome, a escolha do próximo ministro da Corte será feita por meio de uma eleição, prevista para terça-feira (14).

Estão na corrida o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) e a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter sido aconselhado a não se intrometer na disputa, o governo está dividido.

Ministros ouvidos pela CNN dizem que, hoje, no Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios não há consenso. Uns torcem pela eleição de Kátia Abreu, outros pela de Fernando Bezerra.

O quadro é de tanta indefinição que o placar final da eleição muda conforme o interlocutor da conversa. Aliados de Bezerra, por exemplo, passaram a circular a informação de que, hoje, o líder do governo teria maioria no plenário.

Mas o próprio partido do senador, o MDB, não chega unido na disputa. Uma ala importante da legenda apoia e trabalha pela eleição de Kátia.

Concorrente discreto
Embora seja aliado de primeira hora do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), integrantes da Casa dizem que o perfil mais discreto de Anastasia pode beneficiá-lo na disputa.

A avaliação é a de que o mineiro precisa desconstruir a narrativa de que, por ser técnico, não seria afeito à política.

Anastasia, que tem o apoio na ala considerada mais independente do Senado, tem como maior desafio mostrar tanto para o governo quanto para a oposição que, caso seja o escolhido pelos pares, não será um “inimigo” da política na Corte de contas — tese que tem sido aventada nos corredores da Casa.

De acordo com relatos, o senador tem intensificado as conversas com colegas de todos os espectros políticos justamente no sentido de se apresentar como um homem do diálogo, lembrando, inclusive, que apesar de ser tido como técnico, tem carreira consolidada na política —principalmente como vice-governador e governador de Minas Gerais.

E é justamente pela falta de consenso dentro do governo que observadores privilegiados da disputa acreditam que Anastasia tem capacidade de conquistar mais votos dentro do plenário.

Em conversas recentes com integrantes do governo, aliados de Anastasia lembraram que a postulação do mineiro pela vaga no TCU foi discutida com Bolsonaro no início do ano. Pessoas que participaram da conversa disseram que, àquela altura, o presidente fez, inclusive, um gesto de apoio ao nome do senador.

O cenário traçado naquele momento era o de que Anastasia não teria adversários e, consequentemente, respaldo do Planalto para ocupar a cadeira que viria a ser aberta pela saída de Raimundo Carreiro.

As resistências de integrantes da oposição em apenas referendar um nome do Planalto, no entanto, mudaram o cenário. Com apoio do senador Renan Calheiros (MDB-AL), Kátia Abreu entrou na disputa como uma concorrente de peso. Embora bastante próxima a Calheiros, a senadora passou a ser vista como a única capaz de arregimentar votos tanto da base quanto da oposição.

Nos últimos dias, aliados da senadora também passaram a considerar o chamado voto útil. A avaliação do grupo é a de que, caso os apoiadores de Anastasia percebam que ele não tem apoio suficiente do plenário, esses votos podem acabar migrando para Kátia.

Muitos senadores dizem nos bastidores que a entrada de Bezerra na disputa embolou o jogo e acabou por rachar a base do governo. Uma ala da Esplanada tem dito que o apoio explícito do Planalto a Bezerra poderia mais prejudicar do que beneficiar Bolsonaro.

Essa avaliação ganhou ainda mais força depois de o TCU ter aprovado uma resolução que veta a nomeação à corte de indicados que respondam a ação penal por crime doloso contra a administração pública ou ação de improbidade administrativa.

Embora Bezerra defenda que sua postulação à indicação do Senado para o cargo de ministro de Tribunal de Contas da União preenche todos os requisitos constitucionais e critérios estabelecidos pela norma da tribunal, nos últimos dias passou a circular nos bastidores a possibilidade de que, se escolhido, o líder do governo terá que apelar a uma decisão judicial para garantir sua nomeação. Nesse cenário, o Planalto voltou a receber recados de que o melhor é se manter isento.

Apesar de senadores dizerem que não enxergam espaço para um acordo em torno de um único nome, só Anastasia formalizou sua entrada na disputa.

A CNN apurou que tanto Kátia Abreu quanto Fernando Bezerra deixarão o movimento para a última hora. Aliados dos dois têm ventilado, no entanto, uma possibilidade de recuo. Ambos negam e dizem estar firmes na disputa.

Pelo Twitter, Kátia Abreu declarou: “Com muita convicção e honra, sou candidata à vaga de ministra do TCU pelo Senado Federal. Estou confiante na vitória e segura dos apoios firmes que tenho recebido dos meus colegas. Boatos de última hora não mudarão nosso foco. A mentira é a arma dos fracos”.

Créditos: CNN.

The post Senadores não chegam a um consenso e vaga para TCU do Senado será disputada em eleição no plenário appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Senadores não chegam a um consenso e vaga para TCU do Senado será disputada em eleição no plenário
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *