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Amazon se juntou a braço de propaganda da China para promover a agenda do Partido Comunista, mostra documento

As avaliações e resenhas são uma parte crucial do negócio da Amazon, uma forma importante de engajar os consumidores.

A Amazon estava divulgando uma coleção de discursos e escritos do presidente Xi Jinping em seu site chinês há cerca de dois anos, quando Pequim emitiu um decreto, segundo duas pessoas familiarizadas com o incidente. A gigante americana do comércio eletrônico deve parar de permitir quaisquer classificações e comentários de clientes na China.

Uma crítica negativa do livro de Xi gerou a demanda, disse uma das pessoas. “Acho que o problema estava abaixo de cinco estrelas”, disse a outra pessoa a classificação mais alta no sistema de cinco pontos da Amazon.

Cópias do livro "Xi Jinping: The Governance of China" são exibidas na Feira do Livro de Hong Kong, em Hong Kong, China, em 14 de julho de 2021. REUTERS / Tyrone Siu / Foto de arquivo
Cópias do livro “Xi Jinping: The Governance of China” são exibidas na Feira do Livro de Hong Kong, em Hong Kong, China, em 14 de julho de 2021. REUTERS / Tyrone Siu / Foto de arquivo

As classificações e resenhas são uma parte crucial do negócio de comércio eletrônico da Amazon, uma forma importante de envolver os compradores. Mas a Amazon obedeceu, disseram as duas pessoas. Atualmente, em seu site chinês Amazon.cn, o livro publicado pelo governo não tem resenhas de clientes ou classificações. E a seção de comentários está desabilitada.

A conformidade da Amazon com o decreto do governo chinês, que não foi relatado antes, é parte de um esforço mais profundo de uma década da empresa para ganhar o favor em Pequim para proteger e expandir seus negócios em um dos maiores mercados do mundo.

Um documento informativo interno da Amazon de 2018 que descreve os negócios da empresa na China apresenta uma série de “questões centrais” que a gigante sediada em Seattle enfrentou no país. Entre eles: “O controle ideológico e a propaganda são o núcleo do kit de ferramentas para que o partido comunista alcance e mantenha seu sucesso”, observa o documento. “Não estamos julgando se isso é certo ou errado.”

Esse documento informativo e entrevistas com mais de duas dúzias de pessoas que estiveram envolvidas na operação da Amazon na China, revelam como a empresa sobreviveu e prosperou na China ajudando a promover a agenda política e econômica global do Partido Comunista, enquanto às vezes rechaçava em algumas demandas do governo.

Em um elemento central dessa estratégia, o documento interno e as entrevistas mostram, a Amazon fez parceria com um braço do aparato de propaganda da China para criar um portal de vendas no site da empresa nos Estados Unidos, Amazon.com – um projeto que ficou conhecido como China Books. O empreendimento – que acabou oferecendo mais de 90 mil publicações para venda – não gerou receita significativa. Mas o documento mostra que foi visto pela Amazon como crucial para ganhar suporte na China, à medida que a empresa expandia seu dispositivo de livro eletrônico Kindle, computação em nuvem e negócios de comércio eletrônico.

 Jay Carney, então secretário de imprensa da Casa Branca, é fotografado ao chegar em Swanton, Ohio, EUA, em 26 de setembro de 2012. REUTERS / Jason Reed / Foto de arquivo
Jay Carney, então secretário de imprensa da Casa Branca, é fotografado ao chegar em Swanton, Ohio, EUA, em 26 de setembro de 2012. REUTERS / Jason Reed / Foto de arquivo

O documento informativo de 2018 descreve as apostas estratégicas do projeto China Books para Jay Carney, o chefe global das operações de lobby e políticas públicas da Amazon, antes de uma viagem que ele fez a Pequim. “O Kindle está operando na China em uma área política cinzenta”, afirmou o documento, e observou que a Amazon estava tendo dificuldade em obter uma licença para vender e-books no país.

“O elemento chave para salvaguardar” o problema de licença com o governo chinês “é o projeto Chinabooks”, afirma o documento.

O documento também observou: “O projeto de livros Amazon.com/China também ganhou amplo reconhecimento entre os reguladores chineses.”

VIDA EM XINJIANG

Os livros incluem muitos títulos apolíticos, como livros didáticos em chinês, livros de receitas e histórias infantis para dormir. Mas eles também incluem títulos que amplificam a linha oficial do Partido Comunista.

Um livro exalta a vida em Xinjiang, onde especialistas das Nações Unidas disseram que a China internou um milhão de uigures em uma rede de campos. O livro – “Incrível Xinjiang: Histórias de Paixão e Herança” – discute um show de comédia online situado na região. O livro cita um ator que interpreta um “caipira do campo” uigur, dizendo que a etnia “não é um problema” ali. Isso ecoa a posição de Pequim, que nega maltratar grupos minoritários.

Alguns livros retratam a batalha da China contra a pandemia COVID-19, que começou na cidade chinesa de Wuhan, em termos heróicos. Um é intitulado “Histórias de coragem e determinação: Wuhan no confinamento do Coronavirus”. Outro começa com o comentário de Xi: “Nosso sucesso até agora demonstrou mais uma vez os pontos fortes da liderança do PCC (o Partido Comunista da China) e do socialismo chinês”.

O presidente chinês Xi Jinping acena ao lado do primeiro-ministro Li Keqiang e do ex-presidente Hu Jintao no final do evento que marca o 100º aniversário de fundação do Partido Comunista da China, na Praça Tiananmen em Pequim, China, em 1º de julho de 2021. REUTERS / Carlos Garcia Rawlins / Foto do arquivo
O presidente chinês Xi Jinping acena ao lado do primeiro-ministro Li Keqiang e do ex-presidente Hu Jintao no final do evento que marca o 100º aniversário de fundação do Partido Comunista da China, na Praça Tiananmen em Pequim, China, em 1º de julho de 2021. REUTERS / Carlos Garcia Rawlins / Foto do arquivo

A empresa estatal que tem parceria com a Amazon em livros da China, a China International Book Trading Corp, ou CIBTC, disse à Reuters que o empreendimento é uma “relação comercial entre duas empresas”. A Administração Nacional de Publicações e Imprensa da China, ou NPPA, o braço de propaganda estatal com o qual a Amazon tem uma parceria, não fez comentários.

Em resposta às perguntas, a Amazon disse que “cumpre todas as leis e regulamentos aplicáveis, onde quer que operemos, e a China não é exceção”. Acrescentou que “como livreiro, acreditamos que fornecer acesso à palavra escrita e a diversas perspectivas é importante. Isso inclui livros que alguns podem considerar questionáveis”.

A Amazon disse que tem “uma ampla seleção de livros” sobre a China, e o portal China Books “é um canal adicional para servir nossos leitores chineses nos Estados Unidos e em outros lugares”. CIBTC é “apenas um dos milhões de parceiros de vendas em todo o mundo que oferecem produtos em nossas lojas.”

A Reuters News Agency fornece notícias para a China Central Television, emissora controlada pelo Estado. A agência também distribui conteúdo CCTV por meio do Reuters Connect, um mercado que oferece notícias de cerca de 100 provedores. As parcerias de mercado não estão conectadas à redação da Reuters.

Os novos detalhes sobre a estratégia da Amazon na China demonstram os desafios que as empresas ocidentais enfrentam para acessar o mercado mais populoso do mundo – e para lidar com um regime autoritário que tem apertado o controle sobre o discurso público.

Os compromissos da empresa com Pequim contrastam com seus esforços para contornar os reguladores nas duas maiores democracias do mundo. Na Índia, a Reuters documentou este ano como a Amazon contornou as regulamentações locais e, para promover suas próprias marcas, fraudou os resultados de pesquisa em seu site indiano . Nos Estados Unidos, a Reuters detalhou como a Amazon destruiu ou eliminou projetos de lei de privacidade do estado projetados para proteger os consumidores.

A Amazon disse que sempre cumpriu a lei na Índia e não favorece seus produtos de marca própria nos resultados de pesquisa. Em relação aos Estados Unidos, a empresa disse preferir a legislação federal de privacidade dos EUA, que protege a privacidade dos consumidores e não vende seus dados.

Algumas empresas responderam às demandas de Pequim deixando o mercado. O Yahoo recentemente saiu da China e o LinkedIn da Microsoft Corp anunciou que retiraria alguns de seus serviços. Ambos citaram o difícil ambiente de negócios e as exigências regulatórias do país.

O sinal do site de comércio eletrônico Amazon China é visto ao lado de um leitor eletrônico Kindle exibido nesta ilustração, tirada em 15 de dezembro de 2021. REUTERS / Florence Lo / Illustration
O sinal do site de comércio eletrônico Amazon China é visto ao lado de um leitor eletrônico Kindle exibido nesta ilustração, tirada em 15 de dezembro de 2021. REUTERS / Florence Lo / Illustration

A Amazon, por outro lado, tornou-se uma força econômica poderosa na China nos últimos anos, proporcionando oportunidades lucrativas de exportação para milhares de empresas chinesas, ao mesmo tempo em que desenvolve sua própria unidade de serviços em nuvem líder do setor. A Amazon Web Services, ou AWS, é agora um dos maiores fornecedores globais para empresas chinesas, de acordo com um relatório deste ano da empresa de análise iResearch na China e de pessoas que trabalharam para a AWS.

Ainda assim, em 2018, a Amazon estava recebendo um “número crescente de pedidos de watchdogs (chineses) para retirar determinado conteúdo, a maioria politicamente sensível”, afirmou o documento de briefing preparado naquele ano para Carney. Ele atuou anteriormente como diretor de comunicação do presidente dos EUA Joe Biden, quando Biden era vice-presidente, e como secretário de imprensa do presidente Barack Obama.

A Amazon se recusou a disponibilizar Carney para uma entrevista.

De acordo com o documento informativo, a Administração do Ciberespaço da China, ou CAC, pediu à Amazon em 2018 que retirasse um “link para o novo filme de grande sucesso da China, Amazing China, devido às críticas de usuários especialmente severas”. O CAC é responsável pela segurança online e regulamentação de conteúdo.

“Amazing China” elogia as realizações do país desde que Xi se tornou presidente em 2013. A CAC queria que o link fosse removido da IMDb, um site da Amazon com informações e críticas sobre filmes.

O escritório da Amazon na China respondeu ao CAC que “é difícil para a Amazon China atender a esses pedidos, e vamos transmitir a mensagem para a” sede da Amazon “e buscar suas opiniões sobre as possibilidades”, afirmou o documento informativo.

O filme continua no site da IMDb nos EUA. Pouco depois do pedido, algumas críticas negativas desapareceram, imagens de capturas de telas arquivadas do IMDb.com no arquivo archive.org mostram. Outros permanecem, e “Amazing China” atualmente tem uma avaliação geral de apenas 2,3 de uma pontuação máxima de 10. Algumas avaliações chamam de “patético”, “lixo” ou “propaganda do governo”.

“Algumas resenhas enviadas para o título ‘Amazing China’ foram removidas porque violavam nossas diretrizes de conteúdo de resenhas de usuários, sendo a maioria fora do tópico”, disse a Amazon à Reuters. “A IMDb não tem conhecimento de nenhum pedido de partes externas (incluindo o governo chinês) para fazer qualquer coisa sobre as análises deste título.”

O CAC não respondeu a um pedido de comentário à Reuters.

Um Amazon Kindle exibe uma seção da edição chinesa de "Pai Rico, Pai Pobre" no canto do livro eletrônico da Feira do Livro de Hong Kong, 18 de julho de 2012. REUTERS / Bobby Yip / Arquivo / Foto de Arquivo
Um Amazon Kindle exibe uma seção da edição chinesa de “Pai Rico, Pai Pobre” no canto do livro eletrônico da Feira do Livro de Hong Kong, 18 de julho de 2012. REUTERS / Bobby Yip / Arquivo / Foto de Arquivo

A Amazon entrou na China em 2004 por meio de um acordo de US $ 75 milhões para adquirir a Joyo.com, uma vendedora online de livros e mídia. Eventualmente, a Amazon queria colocar e-books e seus populares dispositivos de leitura Kindle para o mercado chinês.

Para tanto, trabalhou com a Administração Geral de Imprensa e Publicação, ou GAPP, um regulador que se ocupa da censura estatal em seu papel de superintendente de publicações na China. NPPA agora lida com a maioria das responsabilidades do GAPP. O NPPA, por sua vez, é supervisionado pelo Departamento de Publicidade do Partido Comunista, que antes era conhecido como Departamento de Propaganda.

De acordo com um ex-executivo da Amazon envolvido em negociações com a China, a empresa obteve algumas, mas não todas, as aprovações do governo de que precisava para vender dispositivos Kindle e e-books. Essa situação deu ao governo vantagem sobre o varejista, disse o ex-executivo. A equipe de políticas públicas da Amazon surgiu com o projeto China Books como uma nova maneira “de conseguir o que queríamos no Kindle e outras coisas”, disse a pessoa. “Foi uma piscadela e um aceno de cabeça.”

A Amazon logo começou a trabalhar com o GAPP para criar a China Books, de acordo com o documento informativo. A empresa planejava divulgar o portal para as autoridades chinesas como a única loja da Amazon com o nome de um país, afirma o documento. A Amazon dedicou vários funcionários ao esforço, que envolveu a CIBTC, a empresa de comércio de livros do governo, que o documento descreveu como “o órgão executor do GAPP”.

Uma fotografia no site da CIBTC mostra funcionários chineses brindando ao lançamento do projeto em um hotel em Pequim em setembro de 2011.

Em outubro de 2012, a China Books recebeu o título de “um projeto-chave de exportação da cultura nacional” por um grupo de órgãos do governo chinês, incluindo o GAPP, bem como a entidade agora conhecida como Departamento de Publicidade do Partido Comunista da China. Dois meses depois, a Amazon lançou seu negócio de livros eletrônicos na China e logo começou a vender Kindles.

No final de 2017, a China havia se tornado o maior mercado global do Kindle, “respondendo por mais de 40% do nosso volume mundial de vendas de dispositivos”, de acordo com o documento informativo de 2018. Naquela época, a Amazon havia adicionado uma loja de e-books chinesa ao seu site americano e traduzido 19 livros.

E Carney, o principal executivo de políticas públicas que então se reportava ao fundador da Amazon, Jeff Bezos, foi para a China em abril de 2018. Lá, ele disse a um membro suplente do comitê central do Partido Comunista que a Amazon faria “todos os esforços” para promover a China Books e torná-lo “maior e mais forte”, de acordo com um comunicado à imprensa da CIBTC.

O documento informativo preparado para Carney afirmava: “Tanto a China Books quanto a Kindle Chinese eBook Store são o principal compromisso da Amazon China para ajudar a China a ‘Going Abroad’, um projeto abrangente que visa promover a cultura chinesa para o mundo.”

A página da Amazon China Books mostra com destaque o nome da CIBTC, mas não revela que é um projeto que a Amazon criou em parceria com uma agência governamental chinesa.

“Os detalhes sobre a empresa estão disponíveis online”, disse a Amazon à Reuters, “e a CIBTC colocou seu nome e logotipo de forma proeminente em sua página. Nosso relacionamento com a CIBTC é inteiramente apropriado.”

Eventualmente, o projeto da China Books fracassou financeiramente, de acordo com uma pessoa que esteve envolvida nele. Poucos títulos do portal venderam bem, e a Amazon até mandou livros de volta porque seus depósitos não tinham espaço para eles.

Uma ilustração mostra livros oferecidos na Amazon.com, em um portal de vendas criado com o governo da China no que veio a ser conhecido como o projeto China Books, realizado em 14 de dezembro de 2021. REUTERS / Edgar Su / Illustration
Uma ilustração mostra livros oferecidos na Amazon.com, em um portal de vendas criado com o governo da China no que veio a ser conhecido como o projeto China Books, realizado em 14 de dezembro de 2021. REUTERS / Edgar Su / Illustration

No entanto, o projeto China Books continua. A versão em chinês de “Xi Jinping: A Governança da China, Volume Três” – é listada primeiro na página “MELHOR VENDEDOR” da China Books. Recentemente, ele apresentou uma classificação de vendas de 1.347.071. Outro “best-seller”, sobre COVID-19, ficou em 10.654.483. O título de Xinjiang, que a Reuters comprou, foi classificado em 13.441.455.

Mas as vendas não eram o objetivo, segundo a pessoa que se envolveu no projeto. “É uma oportunidade fotográfica de alto nível”, parte de uma “campanha de soft power para basicamente divulgar os livros e torná-los visíveis”.

Em seu comunicado à Reuters, a CIBTC, empresa de comércio de livros do governo, disse que não “classifica os livros vendidos pela Amazon”. Não deu mais detalhes.

UMA AMEAÇA DE ‘RETALIAR’

A Amazon continuou sua expansão na China em 2013, anunciando o lançamento em Pequim da Amazon Web Services, seu negócio de computação em nuvem. Na época, nenhuma lei chinesa regulamentava os serviços em nuvem, observou o documento informativo de 2018.

Em 2016, a China começou a tomar medidas que dificultaram a operação de empresas estrangeiras de computação em nuvem, como a AWS, no país.

O governo começou a exigir que os provedores de nuvem tivessem uma nova licença que apenas empresas chinesas poderiam obter, de acordo com o documento informativo. “Os reguladores se tornaram muito hostis” em relação à AWS, afirma o documento de 2018.

O resultado foi que a Amazon deu um passo incomum para a empresa: entregou sua tecnologia de nuvem a empresas locais para que pudesse continuar operando na China. As empresas chinesas – não a Amazon – foram responsáveis ​​por “monitorar e retirar conteúdo ilegal, coletar e relatar informações básicas de clientes … e trabalhar com as autoridades da RPC (República Popular da China) em todas as consultas relacionadas à conformidade que possam surgir”, o Documento de 2018 declarado.

Em sua declaração à Reuters, a Amazon disse que a AWS, como um provedor de nuvem estrangeiro, tem que licenciar ou vender tecnologia para parceiros locais na China para ter uma presença lá.

Essa estrutura não protegeu AWS da pressão chinesa, no entanto.

Em fevereiro de 2018, o Ministério de Segurança Pública da China, ou MPS, convocou a AWS para uma reunião, afirma o documento informativo. O MPS ameaçou “retaliar” contra a Amazon, a menos que removesse o conteúdo e bloqueasse um site que hospedava nos Estados Unidos para Guo Wengui, um dissidente chinês. AWS recusou, disse o documento. Mas a empresa pediu a Guo que tomasse uma atitude que expusesse o protocolo de Internet, ou endereço IP, do dissidente, e a AWS “forneceu ao MPS” esses dados, afirma o documento. Um endereço IP é um código único que identifica um computador que acessa a Internet.

O ministério “reconheceu o nosso esforço para encontrar uma solução, embora não … ao seu nível satisfatório”, afirma o documento.

O documento informativo de 2018 aconselhou Carney a levantar o pedido do governo sobre Guo ao se encontrar com um alto funcionário do Ministério do Comércio em Pequim, e enfatizar que a China não deve fazer solicitações que envolvam dados armazenados no exterior.

Questionada sobre o incidente de Guo, a Amazon confirmou que recebeu o pedido do governo chinês, mas disse que “não forneceu nenhuma informação não pública ou qualquer outra informação do cliente”.

O ministério do comércio disse que Guo não foi discutido na reunião com Carney. A Amazon não disse se Guo apareceu.

Um funcionário do MPS disse que o ministério não responde a pedidos de comentários. Um advogado de Guo disse que Guo não tinha comentários.

Os negócios da AWS na China continuam crescendo. Apesar de ser impedida de vender serviços em nuvem para o governo e algumas empresas estatais, a AWS conseguiu clientes importantes na China, dizem pessoas a par do assunto.

Entre elas estão duas empresas chinesas, a desenvolvedora de Tiktok ByteDance e a empresa de videovigilância Hikvision, bem como as multinacionais Nike, Samsung e Philips, de acordo com o documento informativo de 2018 e um blog de 2019 no site da AWS. A Philips não quis comentar; as outras quatro empresas não responderam aos pedidos de comentários.

Em junho, a AWS anunciou que estava se expandindo ainda mais no país, “para atender às demandas de nossa crescente base de clientes na China”.

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FONTE: Terra Brasil

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Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

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