Página Inicial / Últimas / Projeto dispensa funcionário de responder WhatsApp fora do trabalho

Projeto dispensa funcionário de responder WhatsApp fora do trabalho

Proposta institui o chamado ‘direito à desconexão’ e prevê multa para quem exigir o uso de e-mail e outras tecnologias fora da jornada

Um projeto de lei apresentado na última semana na Câmara dos Deputados quer permitir que funcionários privados e públicos possam se desconectar dos sistemas de mensagem ao encerrarem seus horários de trabalho. A proposta é assinada pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a lei que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores civis para regular o uso de ferramentas digitais fora da jornada e dos dias úteis.

De acordo com o texto, a legislação passaria a determinar que “o trabalhador tem direito à desconexão, sendo vedada a exigência de usar ferramentas tecnológicas para fins laborais, de responder e-mails, mensagens ou atender ligações telefônicas após a jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais”. O texto ainda dá esse direito a trabalhadores com banco de horas, quando estiverem fora do período estabelecido em negociação coletiva ou em lei. O direito à conexão também valeria para o período de descanso remunerado, os intervalos intrajornada e interjornada, as férias ou casos de interrupção de trabalho previstos em lei, negociação coletiva ou instrumentos normativos.

Se o projeto for aprovado, o empregador privado que não respeitar o direito à desconexão poderia ser multado em 50% do valor do salário, com os recursos sendo revertidos para o empregado. No caso do serviço público federal, essa inobservância levaria o superior hierárquico a sanções disiplinares. No caso de Estados e municípios, as regras deveriam ser instituídas por legislações próprias em um prazo de 90 dias após a promulgação da lei federal.

Na justificativa, o autor da proposta diz ter se inspirado em alteração na legislação trabalhista francesa, que instituiu direito semelhante. O mesmo se deu na Espanha e no Canadá. Marcelo Freixo também cita o caso de Portugal, que incluiu na lei o direito à desconexão recentemente.

The post Projeto dispensa funcionário de responder WhatsApp fora do trabalho appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Projeto dispensa funcionário de responder WhatsApp fora do trabalho
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *