Página Inicial / Últimas / PL, de Bolsonaro, foi o partido que mais cresceu na Câmara desde 2018

PL, de Bolsonaro, foi o partido que mais cresceu na Câmara desde 2018

Sigla obteve 33 cadeiras nas eleições de 2018. De lá para cá, cresceu 30% e agora tem 43

O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, começa 2022 como o partido que mais cresceu na Câmara dos Deputados desde as eleições de 2018. O troca-troca partidário levou a agremiação a ganhar dez cadeiras nos últimos três anos. No último pleito, o partido (ainda com o antigo nome, PR) obteve 33 cadeiras. Hoje, são 43 (um aumento de 30,3%). Depois de eleger a sexta maior bancada da Casa, o PL agora tem a terceira maior (atrás de PSL e PT).

Em seguida, na lista dos partidos que mais cresceram no período, estão o PP e o PSC. Ambos ganharam quatro cadeiras, mas o PSC teve um ganho maior em termos proporcionais: passou de oito para 12 (50%), enquanto o PP saltou de 38 para 42 (10,5%).

No mesmo período, PSL e PSDB ganharam três cadeiras. Pros (duas a mais), Republicanos (uma), Avante (uma) e Patriota (uma) também têm saldo positivo.

PDT e DEM têm perdas

Do outro lado, PMN, PDT e DEM foram os que mais perderam assentos. Cada uma dessas siglas tem hoje três deputados a menos do que elegeu em 2018. O DEM passou de 29 para 26; o PDT, de 28 para 25; o PMN tinha três e agora não possui assento na Câmara. PSB e PTC perderam dois deputados. DC, PPL, Cidadania, PCdoB, Psol e PT perderam um.

Além disso, PHS (que elegeu seis deputados) e PRP (que elegeu quatro) deixaram de existir; as siglas se fundiram ao Podemos e ao Patriota, respectivamente. O PPL, que tinha um deputado, fundiu-se ao PCdoB.

A criação do União Brasil, com a junção de DEM e PSL, deve mudar a correlação de forças na Câmara. Juntos, eles devem ter 81 deputados — 28 a mais que o PT, dono da segunda maior bancada. O pedido de fusão das duas siglas foi apresentado ao TSE em novembro.

The post PL, de Bolsonaro, foi o partido que mais cresceu na Câmara desde 2018 appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PL, de Bolsonaro, foi o partido que mais cresceu na Câmara desde 2018
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

URGENTE: Lira articula sessão na Câmara com jornalistas que fizeram denúncia sobre “Twitter Files” e as decisões do STF e TSE

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *