Página Inicial / Últimas / Mais de 200 mortos em protestos contra o governo do Cazaquistão

Mais de 200 mortos em protestos contra o governo do Cazaquistão

Até o momento, mais de 12 mil manifestantes foram presos pela polícia

Autoridades do Cazaquistão informaram neste sábado, 15, que o número de mortos nos protestos violentos contra o governo do país nas últimas semanas já deixaram pelo menos 225 mortos.

De acordo com Serik Shalabaev, representante da Procuradoria-Geral cazaque, dos 225 corpos recebidos nos necrotérios, 19 eram de “membros das forças de segurança ou militares”.

Na semana passada, o Ministério do Interior do Cazaquistão divulgou um balanço que apontava 164 mortes durante as manifestações.

Porta-vozes do Ministério da Saúde, por sua vez, divulgaram que mais de 2,6 mil pessoas se feriram nos protestos e foram encaminhadas a hospitais. Cerca de 70 estão em estado grave. Até o momento, mais de 12 mil manifestantes foram presos pela polícia.

Tropas da Organização do Tratado de Segurança Coletiva lideradas pelo governo da Rússia estiveram no país para ajudar a conter os protestos. A retirada gradual desses militares teve início na quinta-feira 13.

O Cazaquistão vem registrando os maiores protestos desde sua independência, em 1991. Inicialmente, os manifestantes foram às ruas para criticar o aumento no preço dos combustíveis, mas os atos cresceram, ganharam outras pautas e se voltaram contra o governo.

O presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, deu ordem para que os policiais atirassem “para matar sem aviso prévio” e classificou os participantes dos atos como “bandidos” que deveriam ser “eliminados”.

Tokayev dissolveu o próprio governo, mas não renunciou ao cargo. Ele decretou estado de emergência e impôs toque de recolher, que não foi respeitado pelos manifestantes.

The post Mais de 200 mortos em protestos contra o governo do Cazaquistão appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Mais de 200 mortos em protestos contra o governo do Cazaquistão
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *