Página Inicial / Últimas / Diretor de entidade: vitória de Lula ajudaria a levar o continente ao precipício

Diretor de entidade: vitória de Lula ajudaria a levar o continente ao precipício

Eleições no Brasil e na Colômbia em 2022 podem reconstruir hegemonia da esquerda na América Latina.

Com governantes de esquerda no poder em partidos como México, Argentina e Chile, as eleições da Colômbia e do Brasil em 2022 serão o fator decisivo para o equilíbrio das forças políticas na América Latina. A avaliação é de Eduardo Cader, diretor do Foro Madri. A entidade, baseada na capital espanhola, reúne organizações de diferentes países latino-americanos em defesa da liberdade e do estado de direito.

Na Colômbia, que vai às urnas em maio, o mais cotado para vencer a disputa é o ex-guerrilheiro Gustavo Petro. No Brasil, as pesquisas têm mostrado Luiz Inácio Lula da Silva como favorito. São sinais preocupantes, na avaliação de Cader. “Se Petro chegar a vencer na Colômbia e Lula no Brasil, o continente inteiro cairá no mesmo precipício”, disse ele à Revista Oeste. Para o diretor do Foro Madri, Paraguai, Equador e Uruguai (ainda fora do controle da esquerda) acabariam cedendo à pressão dos vizinhos mais poderosos. Na avaliação dele, um eventual sucesso eleitoral da esquerda na Colômbia e no Brasil também afetaria os organismos multilaterais da região. “Se eles ganharem o Brasil e a Colômbia, vão continuar com seu projeto de substituição dos organismos multilaterais atuais, incorporando os países que eles conquistarem a uma nova rede de organismos, como a CELAC, que lhes permita validar o socialismo como um modelo”, diz. A CELAC (sigla de Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) é uma entidade fundada em 2010, período em que a maior parte dos governos do continente estava nas mãos da esquerda. O governo de Jair Bolsonaro suspendeu a participação do Brasil no órgão. 

Cader também acredita que a recente vitória de Gabriel Boric no Chile é na verdade uma vitória do regime de Cuba. Boric pertence a uma coalizão que inclui o Partido Comunista do Chile, membro do Foro de São Paulo. “Tendo em conta o que aconteceu em outros países como Venezuela e Nicarágua, podemos afirmar que Gabriel Boric não será quem vai governar o Chile. Ele será somente a figura que obedece e executa as políticas que o regime castrista desenhar para o Chile”, diz Cader.

The post Diretor de entidade: vitória de Lula ajudaria a levar o continente ao precipício appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Diretor de entidade: vitória de Lula ajudaria a levar o continente ao precipício
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado iniciam visita oficial de cinco dias em Israel

foto: divulgação Os governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ronaldo Caiado, de Goiás, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *