Página Inicial / Últimas / Rússia nega acusação do Reino Unido de tentar substituir líder da Ucrânia

Rússia nega acusação do Reino Unido de tentar substituir líder da Ucrânia

Neste domingo(23), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia negou uma alegação britânica de que a Rússia estava tentando substituir o governo da Ucrânia por um governo pró-Moscou, e que o ex-deputado ucraniano Yevheniy Murayev estava sendo considerado um potencial candidato.

O Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha também nomeou no sábado vários outros políticos ucranianos que dizem ter ligações com os serviços de inteligência russos, juntamente com Murayev, que é o líder de um pequeno partido que não tem assentos no parlamento.

Esses políticos incluem Mykola Azarov, ex-primeiro-ministro de Viktor Yanukovych, o presidente ucraniano deposto em uma revolta de 2014, e o ex-chefe de gabinete de Yanukovych, Andriy Kluyev.

“Alguns deles têm contato com oficiais de inteligência russos atualmente envolvidos no planejamento de um ataque à Ucrânia.” disse o Ministério das Relações Exteriores.

O partido Nashi de Murayev – cujo nome ecoa o antigo movimento juvenil russo que apoiou o presidente Vladimir Putin – é considerado simpático à Rússia, mas Murayev no domingo recuou caracterizando-o como pró-Rússia.

“O tempo dos políticos pró-ocidentais e pró-russos na Ucrânia se foi para sempre”, disse ele em um post no Facebook. Pouco antes de a declaração britânica ser tornada pública, ele postou seu rosto sobreposto a um pôster do filme de James Bond e o comentário “Detalhes amanhã”.

O governo do Reino Unido fez a alegação com base em uma avaliação de inteligência, sem fornecer provas. Isso ocorre em meio a altas tensões entre Moscou e o Ocidente sobre os planos da Rússia sobre a Ucrânia e as crescentes acusações de cada lado de que o outro está planejando provocações.

“A desinformação espalhada pelo Ministério das Relações Exteriores britânico é mais uma evidência de que são os países da OTAN, liderados pelos anglo-saxões, que estão aumentando as tensões na Ucrânia”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, no aplicativo de mensagens Telegram no domingo. “Pedimos ao Ministério das Relações Exteriores britânico que pare de atividades provocativas, pare de espalhar bobagens.”

A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, disse que a informação “ilumina a extensão da atividade russa projetada para subverter a Ucrânia e é uma visão do pensamento do Kremlin”.

Truss instou a Rússia a “reduzir a escalada, encerrar suas campanhas de agressão e desinformação e seguir o caminho da diplomacia” e reiterou a visão da Grã-Bretanha de que “qualquer incursão militar russa na Ucrânia seria um grande erro estratégico com custos severos”.

A Grã-Bretanha enviou armas antitanque para a Ucrânia como parte dos esforços para reforçar suas defesas contra um possível ataque russo.

Mark Galeotti, que escreveu caro sobre os serviços de segurança russos, disse à Associated Press que “não posso deixar de ser cético” sobre a alegação britânica.

“Esta é uma daquelas situações em que é difícil saber se o que estamos enfrentando é uma ameaça genuína, um mal-entendido das inevitáveis ​​propostas que estavam sendo feitas a várias figuras ucranianas pelos russos ou ‘comunicação estratégica’ – que é o que nós chamar propaganda hoje em dia quando estamos fazendo isso.” disse Galeotti. que é professor honorário de Estudos Eslavos e do Leste Europeu na University College, em Londres.

Em meio aos esforços diplomáticos para neutralizar a crise, espera-se que o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, se encontre com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, para conversas em Moscou. Nenhum momento foi dado para a reunião, que seria a primeira conversa bilateral de defesa entre Reino Unido e Rússia desde 2013.

Os EUA montaram uma campanha agressiva nos últimos meses para unificar seus aliados europeus contra uma nova invasão russa da Ucrânia. A Casa Branca chamou a avaliação do governo do Reino Unido de “profundamente preocupante” e disse que apoia o governo ucraniano devidamente eleito.

“Esse tipo de conspiração é profundamente preocupante”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne. “O povo ucraniano tem o direito soberano de determinar seu próprio futuro, e estamos com nossos parceiros democraticamente eleitos na Ucrânia.”

A avaliação foi feita quando o presidente Joe Biden passou o sábado no retiro presidencial de Camp David, nos arredores de Washington, reunido com sua equipe sênior de segurança nacional sobre a situação da Ucrânia. Um funcionário da Casa Branca disse que as discussões incluem esforços para diminuir a situação com diplomacia e medidas de dissuasão sendo coordenadas de perto com aliados e parceiros, incluindo assistência de segurança à Ucrânia.

The post Rússia nega acusação do Reino Unido de tentar substituir líder da Ucrânia appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Rússia nega acusação do Reino Unido de tentar substituir líder da Ucrânia
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *