Página Inicial / Últimas / EUA fecham embaixada em Kiev, na Ucrânia

EUA fecham embaixada em Kiev, na Ucrânia

Os Estados Unidos estão “realocando temporariamente” a embaixada norte-americana da capital ucraniana, Kiev, para Lviv –no oeste do país, perto da fronteira com a Polônia. O movimento vem na esteira da escalada de tensões e alerta dos EUA de “iminência de ataque russo”.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que ordenou a medida por “questões de segurança” e voltou a pedir para que os cidadãos norte-americanos deixem a Ucrânia.

“O caminho para a diplomacia continua disponível se a Rússia optar por se engajar de boa-fé. Estamos ansiosos para devolver nossa equipe à embaixada assim que as condições permitirem”, afirmou Blinken, citado pela CNN.

Antes do anúncio da transferência da embaixada norte-americana, o presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou países ocidentais que transferiram seus funcionários diplomáticos da capital Kiev, o que chamou de “grande erro”.

“É um grande erro que algumas embaixadas […] estejam se mudando para o oeste da Ucrânia”, disse Zelensky. “Porque não existe a Ucrânia ocidental, existe a Ucrânia, ela é inteira. Então, se, Deus me livre, algo acontecer, será em todos os lugares”, acrescentou.

No último sábado (12.fev.2022), a embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia informou que funcionários não essenciais deveriam deixar o país devido a “ameaça de um ataque iminente da Rússia”.

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, sinalizou nesta segunda (14) um recuo sobre a possibilidade de invasão militar à Ucrânia. O líder russo divulgou o desligamento de atividades militares conjuntas com Belarus. As informações foram divulgadas durante uma reunião televisionada de Putin e o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

O Secretário de Estado Antony Blinken falou nesta 2ª feira com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba. Em uma publicação no Twitter, o chanceler da Ucrânia disse que ambos continuam “coordenando ativamente os esforços para proteger a Ucrânia” e agradeceu os EUA por “fornecer assistência macrofinanceira à Ucrânia”.

Durante no fim de semana, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, falaram-se por videoconferência, mas não resolveram impasses e divergiram sobre a conversa. Os chanceleres dos 2 países também conversaram, e trocaram acusações.

The post EUA fecham embaixada em Kiev, na Ucrânia appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:EUA fecham embaixada em Kiev, na Ucrânia
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *