Página Inicial / Últimas / Autoridade eleitoral pedirá recontagem de votos para o Senado colombiano

Autoridade eleitoral pedirá recontagem de votos para o Senado colombiano

Principais forças políticas do país denunciam uma suposta fraude na apuração; eleições aconteceram no dia 13 de março

Acusado de denúncias de uma suposta fraude, o chefe da autoridade eleitoral na Colômbia anunciou nesta segunda-feira (21) que pedirá para realizar uma recontagem dos votos para o Senado das eleições de 13 de março.

“Devido às inúmeras inconsistências nos formulários (…) solicitarei amanhã (terça-feira) novamente a recontagem de todas as mesas do Senado da República”, disse à imprensa o registrador nacional, Alexander Vega.

Na última semana, Vega foi alvo de fortes críticas por parte das principais forças políticas do país, que denunciam uma suposta fraude na apuração. 

Por um lado, o candidato presidencial e ex-guerrilheiro Gustavo Petro afirmou que na pré-contagem de 13 de março supostamente não foram considerados cerca de 500.000 votos para os candidatos esquerdistas ao Senado e à Câmara Baixa.

Petro lidera o Pacto Histórico, uma coalizão de movimentos de esquerda que conseguiu uma bancada histórica de mais de 40 parlamentares, embora o resultado poderia ter sido maior. 

Diante desse avanço sem precedentes, o ex-presidente direitista Álvaro Uribe (2002-2010), à frente do governante Centro Democrático, questionou a “esmagadora votação do petrismo” em eleições que “deixam total desconfiança”.

Uribe, cujo partido passou de ter 51 a 30 cadeiras no Legislativo, pediu para não reconhecer os resultados e pediu uma recontagem. 

“Vamos deixar o país e todas as forças políticas tranquilos”, disse Vega. 

Petro se mostrou alarmado pela decisão e insinuou sem provas uma manipulação a favor de Uribe.

“A esta hora podem estar enchendo as malas de votos (…) Não há cadeia de custódia transparente sobre os votos já apurados”, escreveu o atual senador no Twitter ao exigir que os “observadores internacionais” atuem prontamente.

O registrador reconheceu que houve “erros humanos” por parte dos júris eleitorais, que fizeram “riscos constantes no formulário” que registram os resultados de cada mesa, gerando “imprecisões”.

A ONG Missão de Observação Eleitoral criticou a falta de treinamento dos responsáveis pela contagem dos votos antes das eleições, enquanto os delegados da União Europeia apontaram falhas no desenvolvimento dos formatos. 

Vega negou que seja uma prática sistemática. “Nenhum voto foi perdido, isso não é um ato malicioso”, concluiu. 

Em 29 de maio, os colombianos elegerão o sucessor do presidente Iván Duque, em uma eleição na qual Petro é o grande favorito para ser o primeiro presidente de esquerda do país. (AFP)

The post Autoridade eleitoral pedirá recontagem de votos para o Senado colombiano appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Autoridade eleitoral pedirá recontagem de votos para o Senado colombiano
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *