Página Inicial / Últimas / Congresso de Peru debate impeachment de Castillo em julgamento político

Congresso de Peru debate impeachment de Castillo em julgamento político

O Congresso do Peru, majoritariamente conservador, debate nesta segunda-feira (28) uma moção de destituição contra o presidente de esquerda Pedro Castillo por suposta corrupção e falta de rumo, uma acusação que já levou à queda de dois presidentes desde 2018.

A sessão plenária do Parlamento peruano está prevista para as 15h00 (17h00 no horário de Brasília), “com o objetivo de debater e votar o pedido de vacância da Presidência da República”, segundo a convocatória da chefe do Congresso, a conservadora María del Carmen Alva.

Esta é a segunda moção de vacância em oito meses contra Castillo, que assumiu a presidência em julho após ganhar uma eleição acirrada contra Keiko Fujimori. Em dezembro, o Congresso rejeitou uma medida semelhante.

O resultado é uma incógnita porque a oposição não tem os 87 votos necessários exigidos pela Constituição para destituir um presidente.

Dos 130 legisladores, os opositores somam cerca de 80. Os partidários oficiais do Peru Livre Marxista e grupos relacionados são quase 50.

“Para ser honesta, ainda não há votos. São aproximadamente 76 votos”, disse no domingo Norma Yarrow, do direitista ‘Avanza País’, um dos partidos que promovem o impeachment.

A sessão começará com um discurso de Castillo, que tem até uma hora para responder às perguntas contra ele. Em seguida, seu advogado acompanhará os detalhes do debate, com direito a resposta. O presidente não participa desta etapa.

Se Castillo for destituído, ele será substituído pela vice-presidente Dina Boluarte, mas se ela não aceitar, a presidente do Congresso assumirá o cargo.

“Tenho certeza de que o Congresso não vai cair (no jogo de aprovar a destituição)”, disse Castillo há uma semana.

Créditos: ISTOÉ.

The post Congresso de Peru debate impeachment de Castillo em julgamento político appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Congresso de Peru debate impeachment de Castillo em julgamento político
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *