Página Inicial / Últimas / Rússia cortará fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado (14)

Rússia cortará fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado (14)

Companhia finlandesa disse que situação poderá ser contornada com aumento das importações de energia norueguesa e sueca

A Rússia vai suspender o fornecimento de eletricidade à Finlândia neste sábado (14), anunciou a empresa importadora, em um momento de crescente tensão bilateral, devido à aproximação do país nórdico à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte ), na esteira da ofensiva russa contra a Ucrânia.

“Somos forçados a suspender a importação de eletricidade a partir de 14 de maio”, informou a operadora RAO Nordic, uma filial do grupo estatal russo InterRAO, com sede em Helsinque. “A RAO Nordic não tem capacidade de fazer pagamentos pela eletricidade importada da Rússia”, explicou a companhia.

“Esta é uma situação excepcional, sem precedentes nos 20 anos da nossa história”, acrescentou o grupo, que espera que a situação se resolva “em breve” e que o abastecimento seja retomado.

Já a operadora da rede elétrica finlandesa, Fingrid, garantiu que pode prescindir das importações de eletricidade da Rússia.

“Estávamos preparados para isso, e não será difícil. É possível gerenciar [a situação] com um pouco mais de importações da Suécia e da Noruega”, disse à AFP Timo Kaukonen, responsável de operações da Fingrid.

governo finlandês anunciou, nesta quinta-feira (12), sua intenção de apresentar a candidatura do país à Otan, o que marca uma guinada na política de neutralidade em vigor desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin, por sua vez, advertiu, imediatamente, que o ingresso da Finlândia na Otan seria, “sem dúvida”, uma ameaça à Rússia. Os dois países têm uma fronteira comum de mais de 1.300 km.

ARTE/R7

The post Rússia cortará fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado (14) appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Rússia cortará fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado (14)
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *