Página Inicial / Últimas / Partido no poder na Suécia aprova candidatura à Otan

Partido no poder na Suécia aprova candidatura à Otan

Decisão permitirá que o governo apresente um pedido de adesão junto com a Finlândia.

O Partido Social-Democrata, que governa a Suécia, deu sinal verde neste domingo (15) para a candidatura do país a ingressar na Otan, o que permitirá que o governo apresente um pedido de adesão junto com a Finlândia. 

Durante reunião extraordinária realizada neste domingo, a direção decidiu que o partido “colaboraria em uma candidatura da Suécia à Otan”, informaram os social-democratas em um comunicado que manifestava uma mudança em sua posição. 

O partido explica que é contrário à instalação de bases permanentes da Otan e de armas nucleares no território sueco, o que não é exigido para integrar a aliança. 

Uma consulta interna revelou as divisões no partido, com vozes críticas que denunciaram o que consideram uma decisão precipitada, apenas para seguir o calendário da Finlândia. 

Grupo protesta contra a adesão à OTAN do lado de fora do escritório do Partido Social Democrata em Estocolmo, na Suécia, no sábado (14) — Foto: Anders Wiklund/TT News Agency via Reuters
Grupo protesta contra a adesão à OTAN do lado de fora do escritório do Partido Social Democrata em Estocolmo, na Suécia, no sábado (14) — Foto: Anders Wiklund/TT News Agency via Reuters

Mas a autorização da direção do partido continua sendo aguardada. 

A primeira-ministra sueca e líder do partido, Magdalena Andersson, concederá uma entrevista coletiva nas próximas horas em Estocolmo. 

Coa a mudança de postura do partido, a maioria a favor da entrada na Otan está garantida no Parlamento. 

A direita já era favorável à adesão e o partido de extrema-direita Democratas da Suécia (SD) afirmou que também é favorável se a iniciativa acontecer em conjunto com a Finlândia. 

O governo da Finlândia anunciou neste domingo sua candidatura “histórica” de adesão à Otan, que será apresentada ao Parlamento na segunda-feira. 

A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou um aumento considerável do apoio à Otan na opinião publica, tanto na Suécia como na Finlândia.

The post Partido no poder na Suécia aprova candidatura à Otan appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Partido no poder na Suécia aprova candidatura à Otan
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *