Página Inicial / Últimas / Boric recua e ordena remilitarização de áreas indígenas mapuche no Chile

Boric recua e ordena remilitarização de áreas indígenas mapuche no Chile

Estado de emergência declarado pelo governo visa garantir a ordem pública e prevenir riscos para a segurança nacional

O presidente do ChileGabriel Boric, declarou estado de emergência nas Províncias de Arauco e Biobío e na região de Araucanía e determinou a remilitarização da região para proteger as rodovias interrompidas por protestos de indígenas mapuche no sul do país.

O governo informou que o estado de exceção “limitado” vai “garantir a ordem pública e reparar ou prevenir danos ou perigos para a segurança nacional que tenha dado origem à situação, devendo observar os poderes administrativos das autoridades institucionais colocadas sob a sua jurisdição”.

De acordo com reportagem do jornal “El Mercurio”, a medida foi adotada por recomendação, na segunda-feira, das ministras do Interior, Izkia Siches, e da Defesa, Maya Fernández, que também assinaram o decreto

Os mapuches pedem a restituição de terras no sul do país onde foram abertas as vias e atuam hoje várias empresas de ativos florestais. Há pelo menos dois anos, os confrontos com as forças de segurança se intensificaram, causando várias mortes e atos de vandalismo.

“Ficou claro que recentemente houve um aumento de ações violentas nas estradas”, disse Siches numa entrevista no Palácio La Moneda.

Pelas atribuições do decreto, as forças de segurança poderão “ditar normas para restringir a divulgação de registros de natureza militar; proibir ou autorizar a realização de reuniões em locais públicos e assegurar que tais reuniões não alterem a ordem interna”. Também terão a faculdade de “controlar a entrada e saída das áreas declaradas em estado de emergência e o trânsito em suas vias”

O governo chileno também destinou US$ 470 milhões para projetos de obras públicas na área. A remilitarização da região anunciada agora é mais limitada do que a que foi imposta pelo governo anterior de Sebastián Piñera, que vigorava sobre uma área mais extensa.

The post Boric recua e ordena remilitarização de áreas indígenas mapuche no Chile appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Boric recua e ordena remilitarização de áreas indígenas mapuche no Chile
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *