Página Inicial / Últimas / EUA acusam Cuba de usar cúpula como propaganda 

EUA acusam Cuba de usar cúpula como propaganda 

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou Cuba de criar polêmica sobre sua possível exclusão da Cúpula das Américas sediada pelos Estados Unidos no próximo mês para retratar Washington como o “cara mau” e desviar a atenção do histórico de direitos humanos de Havana em casa.

Falando em uma conferência na América Latina na quinta-feira, Kerri Hannan, vice-secretária de Estado adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental, disse que os países que ameaçaram pular a reunião regional se Cuba, Venezuela e Nicarágua não forem convidados deveriam comparecer ou perderiam uma oportunidade para se envolver com os Estados Unidos.

Um possível boicote à cúpula de 6 a 10 de junho por um número crescente de líderes, incluindo o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, aumentou o risco de constrangimento para Biden, que sediará a reunião em Los Angeles.

https://platform.twitter.com/widgets.js

No início desta semana, uma delegação dos EUA viajou ao México para discutir o assunto.

O desenvolvimento ocorre quando a Casa Branca disse que ainda não enviou convites e se recusou a fornecer detalhes. No entanto, um alto funcionário do Departamento de Estado disse em abril que Cuba, Nicarágua e o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro provavelmente seriam excluídos porque não demonstraram respeito pela democracia.

Somando-se a semanas de críticas a Cuba, o presidente Miguel Diaz-Canel disse aos legisladores na segunda-feira que um “país incapaz de acomodar a todos deveria ser desqualificado como anfitrião”.

“Os cubanos estão adorando isso, recebendo a atenção que recebem por não comparecerem e… continuando a bater aquele tambor”, disse Hannan.

“Quanto mais eles podem nos iluminar e nos chamar de bandidos, eles estão evitando o fato de que a repressão que eles têm perpetrado ativamente contra seu povo”, disse ela, citando uma repressão aos protestos de rua em julho passado . “Eles querem que a imprensa não os convide para a cúpula ou não… A hipocrisia joga bem na mídia.”

Em julho passado, milhares de cubanos saíram às ruas em raros protestos antigovernamentais para expressar frustração com o estado da economia e o manejo da pandemia de COVID-19.

As autoridades responderam reprimindo os manifestantes e, em janeiro, o governo reconheceu que mais de 700 manifestantes enfrentaram acusações criminais.

O desenvolvimento também ocorreu quando o governo Biden anunciou esta semana uma reversão parcial das restrições da era Trump sobre remessas e viagens para a ilha governada pelos comunistas. O vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba denunciou na quarta-feira a política dos EUA em relação à ilha como uma contínua “hostilidade” e “bloqueio econômico”.

López Obrador disse na semana passada que não iria à cúpula se Cuba, Nicarágua e Venezuela não fossem convidados. Seu colega boliviano, Luis Arce, seguiu o exemplo.

Por sua vez, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse que “não estava interessado” na reunião. “Esta cimeira não dignifica ninguém, pelo contrário, suja-os, macula-os. Nós latino-americanos temos que nos defender para que eles nos respeitem”, disse Ortega em um evento público na quarta-feira.

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro também deve pular a reunião, disseram fontes à Reuters, sem especificar seu motivo. O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, disse na terça-feira que não compareceria, um dia depois que os EUA criticaram a renomeação de um procurador-geral que vinculou à corrupção.FONTE : AL JAZEERA , REUTERS

The post EUA acusam Cuba de usar cúpula como propaganda  appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:EUA acusam Cuba de usar cúpula como propaganda 
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Lula tenta aproximação com militares e vai ao QG do Exército

Em mais um gesto de aproximação com as Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *