Página Inicial / Últimas / Imagens de satélite mostram navios russos roubando grãos ucranianos na Crimeia

Imagens de satélite mostram navios russos roubando grãos ucranianos na Crimeia

Fotos da Maxar Technologies mostram as embarcações em 19 e 21 de maio

O roubo de grãos ucranianos pela Rússia parece estar aumentando à medida que continua sua guerra contra o país, de acordo com novas fotos de satélite do porto de Sebastopol, na Crimeia.

Dois navios graneleiros com bandeira da Rússia são mostrados nas imagens atracando e carregando o que se acredita ser grãos ucranianos roubados.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de “roubar gradualmente” produtos alimentícios ucranianos e tentar vendê-los.

As novas imagens da Maxar Technologies, datadas de 19 e 21 de maio, mostram os navios — o Matros Pozynich e o Matros Koshka — atracados ao lado do que parecem ser silos de grãos com grãos saindo de um cinto em um porão aberto.

Ambos os navios já deixaram o porto, de acordo com o site de rastreamento de navios MarineTraffic.com, com o Matros Pozynich navegando pelo Mar Egeu alegando estar a caminho de Beirute e o Matros Koshka ainda no Mar Negro.

Imagem de satélite da Maxar Technologies mostra o Matros Pozynich, com bandeira russa, ancorado em Sebastopol em 19 de maio. / Maxar

É difícil saber com certeza se o navio está sendo carregado com grãos ucranianos roubados, mas a Crimeia, anexada à Rússia, produz pouco grão, ao contrário das regiões ucranianas agrícolas de Kherson e Zaporizhzhia, ao norte.

Autoridades ucranianas e fontes da indústria disseram à CNN que as forças russas em áreas ocupadas esvaziaram vários silos e transportaram os grãos para o sul.

No início deste mês, o Matros Pozynich realizou uma missão semelhante: carregar grãos e zarpar do Mar Negro para o Mediterrâneo.

Ele foi inicialmente destinado ao Egito com a carga, mas foi recusado em Alexandria após um aviso de autoridades ucranianas, segundo o governo do país.

Também foi barrada a entrada em Beirute, acabando por atracar em Latakia, na Síria, onde a Rússia há anos apoia o regime de Bashar al-Assad.

Em 21 de maio, o navio russo Matros Koshka foi visto no porto de Sevasopol nesta imagem de satélite da Maxar Technologies. / Maxar

Ao mesmo tempo, a Rússia tem impedido a Ucrânia de exportar mercadorias de seus portos, alimentando temores de uma crise alimentar global.

“A comunidade mundial deve ajudar a Ucrânia a desbloquear os portos marítimos, caso contrário a crise energética será seguida por uma crise alimentar e muitos outros países a enfrentarão”, disse Zelensky no sábado.

“A Rússia bloqueou quase todos os portos e, por assim dizer, todas as oportunidades marítimas para exportar alimentos — nossos grãos, cevada, girassol e muito mais. Muitas coisas.”

Na semana passada, a CNN informou que os EUA e seus aliados estão discutindo sobre como desenvolver com segurança rotas para transportar grãos da Ucrânia em meio a preocupações com o fornecimento global de alimentos. A evidência de que a Rússia está roubando grãos só complica esses esforços.

Antes da guerra, o fornecimento de trigo da Rússia e da Ucrânia representava quase 30% do comércio global, e a Ucrânia é o quarto maior exportador de milho do mundo e o quinto maior exportador de trigo, segundo o Departamento de Estado dos EUA.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas — que ajuda a combater a insegurança alimentar global — compra cerca de metade de seu trigo da Ucrânia a cada ano e alertou sobre consequências terríveis se os portos ucranianos não forem abertos.

Os navios graneleiros russos têm capacidade de 30 mil toneladas métricas de grãos / Maxar

Os navios têm capacidade para 30 mil toneladas e, no início deste mês, o Ministério da Defesa da Ucrânia estimou que cerca de 400 mil toneladas foram roubadas e retiradas da Ucrânia desde a invasão da Rússia.

Mykola Solsky, o ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, disse que é “enviado de forma organizada na direção da Crimeia. Este é um grande negócio que é supervisionado por pessoas do mais alto nível”.

A Rússia anexou a Crimeia em 2014, levando consigo o principal porto do Mar Negro de Sebastopol. Desde o lançamento de uma nova invasão em fevereiro, a Rússia privou a Ucrânia do acesso a dois portos importantes: capturar Mariupol, no Mar de Azov, e mirar e bloquear Odessa, também no Mar Negro.

A incapacidade da Ucrânia de exportar desses portos não está apenas afetando os níveis de alimentos em todo o mundo, mas tendo um impacto devastador na economia do país.

Há uma estimativa de 22 milhões de toneladas de grãos em silos ucranianos, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na semana passada.

“A Federação Russa alega falsamente que as sanções da comunidade internacional são as culpadas pelo agravamento da crise alimentar global. As sanções não estão bloqueando os portos do Mar Negro, prendendo navios cheios de comida e destruindo estradas e ferrovias ucranianas”, disse Blinken. “A Rússia é [culpada].”

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anteriormente chamou as alegações de que a Rússia estaria roubando grãos de seu vizinho de “notícias falsas”, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS e outras agências de notícias.

*Com informações de Paul Murphy e Nathan Hodge, da CNN

The post Imagens de satélite mostram navios russos roubando grãos ucranianos na Crimeia appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Imagens de satélite mostram navios russos roubando grãos ucranianos na Crimeia
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Lula tenta aproximação com militares e vai ao QG do Exército

Em mais um gesto de aproximação com as Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *