Página Inicial / Últimas / EUA não convidariam governo Maduro para a Cúpula das Américas ‘de jeito nenhum’

EUA não convidariam governo Maduro para a Cúpula das Américas ‘de jeito nenhum’

Os Estados Unidos afirmaram, nesta quinta-feira, que em hipótese alguma convidariam representantes do governo venezuelano de Nicolás Maduro para a Cúpula das Américas, marcada para o próximo mês em Los Angeles, desmentindo especulações de que isso pudesse acontecer.

— De jeito nenhum. Não o reconhecemos como um governo soberano — disse o coordenador da cúpula, Kevin O’Reilly, a uma comissão do Senado quando questionado sobre a possível participação do governo Maduro.

Questionado sobre a participação na cúpula do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que governa com práticas autoritárias, O’Reilly também foi categórico.

— Não — afirmou.

Os Estados Unidos consideram o governo de Maduro ilegítimo, reconhecendo desde 2019 o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino. Na semana passada, no entanto, os EUA retiraram algumas sanções contra a Venezuela, em busca de pontes de diálogo com o regime de Maduro.

O’Reilly foi menos contundente ao responder perguntas sobre a possível participação de representantes do governo cubano. Ele disse que a decisão cabe à Casa Branca, mas, até onde sabe, nenhum convite foi enviado ainda.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, anunciou na quarta-feira que “em nenhum caso” participará.

O presidente dos EUA, Joe Biden, quer que a Cúpula das Américas promova a democracia na América Latina e gere maior cooperação em questões de imigração, uma prioridade para os Estados Unidos.

No entanto, ele corre o risco de ver a cúpula esvaziada. O México, um dos dois maiores países da América Latina, indicou que boicotará a reunião se os Estados Unidos não convidarem todas as nações do hemisfério. O país foi seguido pela Bolívia. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que anunciará na sexta-feira se irá ou não a Los Angeles.

Já o presidente Jair Bolsonaro só confirmou a participação na quarta-feira, depois que Biden enviou um emissário para oferecer uma reunião bilateral entre Biden e Bolsonaro — que, até onde se sabe, nunca se falaram diretamente — com o objetivo de convencer o presidente brasileiro.

O’Reilly disse que o governo está “em diálogo constante” com o México, depois que López Obrador disse que não comparecerá “a menos que todos sejam convidados”.

— Certamente estamos conversando com o governo mexicano e todos os governos da região sobre estrutura e organização — disse O’Reilly.

O governo Biden também indicou que planeja convidar grupos da sociedade civil da América Latina para a reunião.

The post EUA não convidariam governo Maduro para a Cúpula das Américas ‘de jeito nenhum’ appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:EUA não convidariam governo Maduro para a Cúpula das Américas ‘de jeito nenhum’
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *