Página Inicial / Últimas / ‘Che Guevara não tinha nada de heroico’

‘Che Guevara não tinha nada de heroico’

O militar boliviano Gary Prado Salmón, que capturou o argentino, disse à Crusoé que o guerrilheiro estava “acabado e desmoralizado”

Aos 29 anos, o capitão Gary Prado Salmón comandou a operação que capturou o argentino Ernesto Che Guevara, ícone esquerdista, perto do vilarejo de La Higuera, na Bolívia, em 8 de outubro de 1967, lembra a Crusoé.

General aposentado, hoje com 83 anos, Gary Prado dá aulas de relações internacionais na Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz, no leste da Bolívia. No começo desta semana, ele esteve na Feira Internacional do Livro daquela cidade, para lançar a quinta edição de sua obra A Guerrilha Imolada, que inclui atualizações sobre as razões que empurraram Che para o interior da Bolívia. Em entrevista à Crusoé, ele afirmou que o argentino “não tinha nada de heroico”. 

No momento da captura, ele era um homem acabado, desmoralizado. Alguns me perguntam o que eu senti quando fiquei frente a frente com Che Guevara. O que eu senti foi pena, lástima. Che não tinha nada de heroico. Nós o tratamos bem. […] Conversamos com ele. Não era necessário fazer nenhum interrogatório. Então, ele melhorou um pouco e perguntou o que aconteceria com ele. Eu disse que ele seria julgado em um tribunal militar, na Oitava Divisão, em Santa Cruz. Isso melhorou seu estado de ânimo, pois antes estava completamente deprimido.”

O Antagonista

The post ‘Che Guevara não tinha nada de heroico’ appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:‘Che Guevara não tinha nada de heroico’
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Justiça determina que Maluf pague multa de R$ 2,87 milhões por improbidade 

Nesta segunda-feira (04), a Justiça de São Paulo determinou que ex-prefeito Paulo Maluf pague uma multa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *