Página Inicial / Últimas / Embaixadas da América Latina suspendem seus serviços consulares em Cuba 

Embaixadas da América Latina suspendem seus serviços consulares em Cuba 

Várias embaixadas latino-americanas em Cuba suspenderam temporariamente seus serviços consulares após uma diretiva do Banco Central de Cuba (BCC) que entrou em vigor nesta sexta-feira e os impede de cobrá-los em pesos cubanos (CUP).

A Instrução 1/2022 do BCC estabelece que, a partir deste dia 10, “das contas em pesos cubanos das embaixadas e consulados, não se realizam transferências para as contas em moeda livremente conversível, nem pagamentos ao exterior”.

A mesma regulamentação acrescenta que, antes dessa data, podem decidir “se convertem seu saldo total ou parcialmente em moeda livremente convertível (MLC), aplicando a taxa de câmbio em vigor no dia da operação”.

Com essa instrução, as embaixadas e consulados “podem realizar depósitos em dinheiro de moeda estrangeira, exceto dólares americanos, para cobranças consulares, se assim o determinarem”.

O MLC é uma moeda virtual lastreada em moeda estrangeira que circula em Cuba desde o final de 2019 para compras em lojas de eletrodomésticos e alimentos.

A taxa de câmbio oficial é de 24 CUP, mas nunca foi cotada a esse preço e no mercado informal está atualmente em torno de 112 CUP.

O consulado do Panamá informou que cessaria temporariamente serviços “que exigem pagamento”, como “legalizações, autenticações, serviços da Marinha Mercante, bem como procedimentos de visto de trânsito e de turista”.

A legação panamenha explicou que a medida responde à mencionada diretiva do BCC, “que modifica a regulamentação sobre as transferências em pesos ou dólares cubanos das contas das embaixadas e consulados em Cuba no exterior”.

The post Embaixadas da América Latina suspendem seus serviços consulares em Cuba  appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Embaixadas da América Latina suspendem seus serviços consulares em Cuba 
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Justiça determina que Maluf pague multa de R$ 2,87 milhões por improbidade 

Nesta segunda-feira (04), a Justiça de São Paulo determinou que ex-prefeito Paulo Maluf pague uma multa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *