Página Inicial / Últimas / Ditadura cubana condena artistas à prisão

Ditadura cubana condena artistas à prisão

O artista Luis Manuel Otero Alcántara ficará preso por 5 anos e o rapper Maykel Osorbo enfrentará 9 anos de cadeia

O artista Luis Manuel Otero Alcántara foi condenado a cinco anos de prisão e o rapper Maykel Osorbo ficará encarcerado por nove anos, informou, no sábado 25, a Procuradoria-Geral de Cuba. Os dois foram condenados pelos crimes de “ultraje aos símbolos da pátria” e “desacato”. Além deles, três pessoas foram julgadas a portas fechadas pelo Tribunal Municipal Popular de Havana Central.

Alcántara, preso quando saía de casa para se unir às históricas manifestações de julho, tornou-se alvo da ditadura cubana depois de se cobrir com a bandeira do país durante uma performance. No julgamento, a defesa argumentou de que se tratou de um trabalho artístico.

Os juízes chegaram à conclusão de que Alcántara, 34 anos, teve o “ânimo expresso, sustentado no tempo, de ofender a bandeira nacional, mediante a publicação de fotos em redes sociais, onde são usados em atos degradantes, acompanhados de expressões notoriamente ofensivas e desrespeitosas”.

No caso de Osorbo, vencedor do Grammy Latino de Melhor Canção do Ano, o tribunal considerou que, com o “propósito manifestado de ultrajar e afetar a honra e a dignidade das autoridades máximas do país”, o rapper “usou imagens falsas, manipuladas digitalmente, e as tornou públicas nas redes sociais”. Ele também teria empreendido “ações violentas” contra dois policiais.

Parentes de Osorbo denunciaram o fato de que a advogada do rapper foi afastada do caso dois dias antes do julgamento. O novo defensor não levou testemunhas.

Ambos os artistas, líderes do Movimento San Isidro (opositor à ditadura), também foram condenados por promover “uma aglomeração de pessoas, que ocuparam a via pública e insultaram as autoridades”.

The post Ditadura cubana condena artistas à prisão appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Ditadura cubana condena artistas à prisão
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *