Página Inicial / Últimas / Tragédia econômica no governo de esquerda apoiado por Lula: Banco Central da Argentina sobe taxa básica de juros para 69,5%

Tragédia econômica no governo de esquerda apoiado por Lula: Banco Central da Argentina sobe taxa básica de juros para 69,5%

Em comunicado, o Banco Central da República Argentina (BCRA) confirmou a elevação nesta quinta-feira (11) da taxa básica de juros no país, das Letras de Liquidez (Leliq) de 28 dias, de 60% a 69,5%.

De acordo com o BC da Argentina, a avaliação foi de que se fez necessário “acelerar o processo de normalização da estrutura de taxas de juros ativas e passivas da economia, a fim de aproximá-las do terreno positivo em termos reais”.

O BCRA diz que a alta dos juros contribuirá para reduzir as expectativas de inflação no restante deste ano e consolidar a estabilidade financeira e cambial.

No comunicado, o BC diz que continuará a calibrar a taxa de juros no âmbito do processo de normalização em andamento, com “especial atenção” para como evolui o nível geral dos preços e a dinâmica no mercado cambial.

O BCRA comenta também que a taxa da Leliq para 180 dias foi fixada abaixo daquela para 28 dias, o que significa que ele espera “uma desaceleração do processo inflacionário”.

De acordo com o BC, após dois meses em que a inflação mostrou tendência de baixa, os preços aceleraram em julho, num contexto de maior volatilidade financeira em nível local. Isso afetou de modo negativo as expectativas de inflação, o que levou o BCRA a decidir subir os juros nesta quinta-feira, diz o comunicado. A inflação no país pode superar 90% neste ano, segundo analistas.

O presidente da Argentina e líder da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Alberto Fernández, convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, para um debate sobre o futuro da “integração latino-americana”.

A Celac é um organismo internacional formado por 33 países. Como explica o jornalista e escritor Leonardo Coutinho, é uma espécie de Organização dos Estados Americanos (OEA) — mas sem os Estados Unidos. A entidade recebeu o apoio da China, que já participou de alguns encontros.

O convite de Fernández a Lula tem dois motivos: o primeiro, mera questão ideológica. Ambos os políticos estão vinculados ao populismo que impera na América Latina. O segundo, questão financeira. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro (PL) formalizou, em janeiro de 2020, a suspensão do Brasil na Celac. O chefe do Executivo não vê com bons olhos a participação de ditaduras na organização, como Venezuela, Cuba e Nicarágua.

“Sem sede, orçamento ou pessoal, a Celac é, por enquanto, mais um centro de ativismo que um órgão multilateral, como seus entusiastas tentam fazer parecer”, escreveu Coutinho, no Twitter. “Para ditadores como Nicolás Maduro, Miguel Díaz-Canel e Daniel Ortega, o evento é um palanque para suas queixas e propagandas.”

Créditos: Portal Cidade News.

The post Tragédia econômica no governo de esquerda apoiado por Lula: Banco Central da Argentina sobe taxa básica de juros para 69,5% appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Tragédia econômica no governo de esquerda apoiado por Lula: Banco Central da Argentina sobe taxa básica de juros para 69,5%
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Lira demite servidora da Câmara que recebeu salário morando fora do país

foto: Reprodução Servidora demitida por Lira é sócia de uma agência de seguros no Texas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *