Página Inicial / Últimas / Governo antecipa aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel

Governo antecipa aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira (19/12) o aumento dos percentuais de biodiesel no óleo diesel.

A partir de março do ano que vem, a mistura subirá de 12% para 14%. Em 2025, irá a 15%. Atualmente, o teor é de 12%.

O cronograma anterior do governo determinava 13% em 2024, 14% em 2025 e 15% em 2026. A medida anunciada nesta terça, portanto, antecipa esse calendário em um ano.

A decisão foi tomada depois de uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), na sede do Ministério de Minas e Energia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encontro.

“Hoje ampliamos a participação do biodiesel ainda mais na nossa matriz e isso tem dois efeitos: diminuir a dependência da importação de óleo diesel e ajudar a descarbonizar, já que a ANP vem avançando muito nas certificações de qualidade de produto”, afirmou Silveira.

Entenda questão do biodiesel

A política do RenovaBio (que visa a auxiliar o setor de biocombustíveis na tarefa de descarbonização), determinava que o percentual de mistura de biodiesel no diesel deveria ter sido de 14% desde março de 2022, passando para 15% em março de 2023.

Em novembro do ano passado, o governo de Jair Bolsonaro (PL) manteve o percentual de 10% do biodiesel no diesel até 31 de março de 2023. A equipe de transição do então presidente eleito, Lula, defendeu aumentar a quantidade de acréscimo ao produto vendido para o consumidor, mas ainda não havia definido o percentual de aumento.

A visão do governo Lula é a de que, quanto maior o percentual de biodiesel no diesel, mais a agricultura será beneficiada. O argumento é que as matérias-primas do biodiesel são soja, algodão e canola. Assim, o uso do combustível seria favorável para o setor.

O post Governo antecipa aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Governo antecipa aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *