Página Inicial / Últimas / Javier Milei prepara Aerolíneas e outras estatais argentinas para as privatizações

Javier Milei prepara Aerolíneas e outras estatais argentinas para as privatizações

10/12/2023 | Agustin Marcarian/Reuters

O presidente argentino quer reduzir os custos do Estado e incentivar a livre iniciativa

Javier Milei apresentou o primeiro projeto de privatizações de estatais na Argentina. Em um decreto abrangente divulgado recentemente, o presidente liberal deu o pontapé inicial para que empresas privadas assumam o controle de setores-chave da economia do país. 

Milei quer reduzir o tamanho da máquina estatal e facilitar a atuação de empresas na Argentina. O pacote liberal foi anunciado na noite de quarta-feira 20, e trouxe regras para a venda de dezenas de estatais — muitas delas deficitárias. 

Privatização total

Durante uma mensagem televisiva, Milei disse que pretende “revogar as regras que impedem a privatização de empresas estatais”. Durante seu discurso ele listou as reformas em tópicos, acrescentando que todas as empresas controladas pelo Estado teriam sua estrutura jurídica alterada a fim de abrir caminho para a privatização total. 

Argentina gasta centenas de milhões de dólares para sustentar a Aerolíneas

Durante sua campanha, Milei mencionou a companhia aérea nacional Aerolíneas Argentinas SA, as redes ferroviárias, as empresas de mídia estatais e a empresa de água e esgoto AySA como ativos que deveriam ser vendidos a operadores privados. A empresa de petróleo YPF SA e a de energia Enarsa também devem entrar na lista de privatizações.

Javier Milei privatizações
Boeing 737-800 da Aerolineas Argentinas. Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Durante a campanha presidencial, o presidente argentino citou a Aerolíneas, empresa que custa à máquina pública argentina centenas de milhões de dólares por ano. O político afirmou ter autorizado a transferência de ações e, ao mesmo tempo, liberado a indústria de viagens aéreas do país sul-americano. 

Resistência no congresso

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, apesar de Milei dispor dos meios legais para buscar as privatizações — por meio de um decreto —, ele provavelmente deve enfrentar franca resistência no congresso argentino, pois o seu partido é minoria. 

Ao supracitado jornal, Paulo Farina, sócio da empresa de consultoria Visviva, com sede em Buenos Aires, disse: “Não vejo um cenário em que este decreto seja apoiado pelo congresso. Ele toca em muitos interesses para não ver uma coalização congressual tentando rejeitá-lo”. 

A política de privatizações do atual presidente da Argentina é semelhante àquela adotada pelo ex-presidente Carlos Menem, político liberal que governou o país nos anos 1990. Menem vendeu diversos ativos estratégicos em um esforço para reduzir o tamanho da máquina pública depois de um período de hiperinflação. 

Contudo, depois de uma crise econômica que atingiu a Argentina no final de 2001, o governo decidiu reestatizar algumas empresas. Isso aconteceu na era dos políticos de esquerda. Determinado a cortar os gastos públicos e a incentivar a iniciativa privada — que gera riqueza e empregos — Milei pretende livrar a Argentina da conjuntura socialista.

O post Javier Milei prepara Aerolíneas e outras estatais argentinas para as privatizações apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Javier Milei prepara Aerolíneas e outras estatais argentinas para as privatizações
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pesquisa mostra força da chapa Tarcísio e Michelle; VEJA NÚMEROS

Na pesquisa realizada pela Genial/Quaest, um achado significativo é o potencial de votos de Tarcísio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *