Página Inicial / Últimas / Nova pesquisa mostra a avaliação dos governadores em cada região do Brasil; VEJA NÚMEROS

Nova pesquisa mostra a avaliação dos governadores em cada região do Brasil; VEJA NÚMEROS

Ao fim do 1º ano de mandato, depois das eleições de 2022, a avaliação que os eleitores fazem dos governadores de seus Estados oscilou desfavoravelmente aos Executivos estaduais.

Hoje, 31% declaram que o trabalho de seus respectivos governadores é “bom” ou “ótimo”. Em dezembro de 2022, a taxa era de 35%. Os dados são de pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023.

Os eleitores que dizem avaliar o desempenho dos governadores como “ruim” ou “péssimo” oscilaram 3 pontos percentuais para cima. Eram 20% há 1 ano. Agora, são 23%. A maior parte do eleitorado declara achar as gestões “regular”. Há ainda outros 6% que não souberam avaliar.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro no estrato geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

ESTRATIFICAÇÃO

Poder360 estratifica os dados por faixas demográficas. Eis os recortes por sexo, idade, escolaridade e renda:

CRUZAMENTO

A percepção sobre o trabalho dos governadores independe da aprovação ao governo de Lula. Nos 2 grupos (dos que aprovam e dos que desaprovam a administração federal) os percentuais empatam tecnicamente na margem de erro da pesquisa (2 p.p.) com o estrato geral.

  • aprovam – 29% dizem avaliar positivamente, 23% negativamente e outros 41% afirmam ser “regular” o trabalho dos governadores;
  • desaprovam – 33% afirma ser “bom” ou “ótimo”, 23% declara ser “ruim” ou “péssimo” e 38% diz ser “regular”.

CRUZAMENTO

Ao cruzar as respostas para a avaliação dos governadores com a declaração de voto no 2º turno das eleições de 2022, é possível perceber que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se dividem: 34% afirmam ser “bom” ou “ótimo” ou “regular”; outros 27% dizem ser “ruim” ou “péssimo”.

Dentre os eleitores do atual presidente, a taxa de avaliação “regular” é mais alta: 44%. Avaliam positivamente 29%. Outros 22% expressam insatisfação com o desempenho do chefe do Executivo estadual.

METODOLOGIA

A pesquisa PoderData foi realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Por causa desse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem aparecer por conta de ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo.

Poder 360

O post Nova pesquisa mostra a avaliação dos governadores em cada região do Brasil; VEJA NÚMEROS apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Nova pesquisa mostra a avaliação dos governadores em cada região do Brasil; VEJA NÚMEROS
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Malafaia pede renúncia de comandantes das Forças Armadas; VEJA VÍDEO

foto: Reprodução YouTube O pastor Silas Malafaia, responsável pelo ato em apoio ao ex-presidente Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *