Página Inicial / Últimas / Pacheco está na pressão para devolver MP de Haddad

Pacheco está na pressão para devolver MP de Haddad

foto: Poder 360

Em nota conjunta, confederações de setores da economia criticaram a MP 1.202/2023, que trata da reoneração da folha salarial de 17 setores da economia. Pedem para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devolva o texto ao governo. O Poder360 apurou que o congressista só definirá o tema depois de 8 de janeiro.

A nota é assinada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CNT (Confederação Nacional do Transporte).

As entidades disseram que receberam com “surpresa e inconformismo” as medidas de aumento de tributação. Afirmaram que o governo tem aumentado os gastos e que o setor público precisa “dar sua contribuição” para o ajuste fiscal. Eis a íntegra da nota (PDF – 59 KB).

“O que temos observado é o aumento das despesas do setor público e a busca do equilíbrio fiscal com o aumento contínuo da receita. O ônus do ajuste não pode cair apenas sobre o setor produtivo. O setor público precisa dar sua contribuição, reduzindo e tornando mais eficientes os seus gastos”, disse a nota.

O texto ainda afirmou que as entidades esperam que o governo reconsidere o envio. Caso contrário, pedem ao Congresso que devolva a MP.

O texto limita a compensação de créditos tributários obtidos por empresas por meio de decisão judicial e extingue até 2025 os benefícios tributários concedidos às empresas de promoção de eventos via Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). Foi publicada em 29 de dezembro. Vence em 1º de abril. Leia a íntegra do texto (PDF – 100 kB).

CUSTOS À ECONOMIA

As confederações disseram que a MP vai aumentar os custos de empregar no Brasil e prejudicará a competitividade no comércio internacional e no mercado interno. Além disso, afirmam que o texto anula decisões recentes do Congresso Nacional que, por duas vezes em 2023, decidiu pela manutenção da desoneração da folha até 2027.

A nota defende que o Brasil tem concorrência desigual com as importações, em especial com o comércio eletrônico internacional, que paga menos tributos.

As entidades declaram ainda que, juntas, representam “praticamente todo o emprego formal e privado do país”.

É óbvio que a reoneração da folha de pagamento terá como resultado o aumento da prudência de quem contrata. Na hora que qualquer setor da economia passar a ter 20% a mais em seus encargos, o que ele vai fazer? O 1º passo é parar de investir e, depois, enxugar até entender o impacto que esse novo e inesperado custo terá no seu desempenho, porque o setor vai perder competitividade”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Poder 360

O post Pacheco está na pressão para devolver MP de Haddad apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Pacheco está na pressão para devolver MP de Haddad
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Bolsonaro diz que o Brasil elegeu um presidente que é “amante de ditaduras”; VEJA VÍDEO

Jair Bolsonaro, em um evento no Rio, expressou sua opinião sobre o atual presidente. Segundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *