Página Inicial / Últimas / Primeira-ministra da França pede demissão

Primeira-ministra da França pede demissão

Foto: Ludovic Marin/ AFP 

O presidente Emmanuel Macron aceitou a demissão de Borne. Agora, o Parlamento vai precisar eleger um novo primeir-ministro.

A primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, apresentou sua demissão ao presidente Emmanuel Macron nesta segunda-feira (8). Há rumores de que vai haver uma remodelação do governo do país. 

Macron aceitou o pedido de demissão e escreveu um agradecimento público na rede social X (Twitter). 

Borne, de 62 anos, assumiu o cargo de primeira-ministra em maio de 2022. Ela foi a segunda mulher a chefiar o governo francês. 

Durante os 20 meses dela como chefe, o governo não teve maioria absoluta no Parlamento. . Esse peíodo foi marcado pelas discussões da reforma da Previdência, imposta por decreto, e por um episódio de distúrbios urbanos em meados de 2023. 

Em dezembro, foi aprovada uma reforma das políticas para os imigrantes que foi considerada conservadora. Para obter apoio da direita, o governo de Macron tornou o texto das leis sobre imigrantes mais severas. 

Em sua carta de demissão, Borne, afirmou que é “mais necessário do que nunca seguir com as reformas”. 

Agora, o Parlamento francês precisará eleger um sucessor de Borne. Entre os possíveis sucessores, o ministro da Educação, Gabriel Attal, aparece como favorito, segundo fontes próximas ao Executivo. Aos 34 anos, ele se tornaria o mais jovem chefe de governo da república francesa e o primeiro homossexual assumido a ocupar o cargo. 

As eleições para o Parlamento Europeu em junho de 2024 servirão de termômetro para a remodelação. O partido de extrema direita Reagrupamento Nacional, de Marine Le Pen, lidera as pesquisas com 27% dos votos, seguido pelo partido de Macron, Renascimento (19%), de acordo com uma pesquisa da Opinionway em meados de dezembro.

O post Primeira-ministra da França pede demissão apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Primeira-ministra da França pede demissão
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pesquisa mostra força da chapa Tarcísio e Michelle; VEJA NÚMEROS

Na pesquisa realizada pela Genial/Quaest, um achado significativo é o potencial de votos de Tarcísio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *