Página Inicial / Últimas / Ministro do STF divulga mensagem contra Hamas durante visita a Israel

Ministro do STF divulga mensagem contra Hamas durante visita a Israel

foto: Reprodução

André Mendonça viajou ao país em meio à guerra bancado pela Confederação Israelita do Brasil e por ONG israelense

O périplo de juízes pelo país do Oriente Médio, que vive um conflito armado com o Hamas desde outubro. A viagem, bancada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a ONG israelense StandWithUs, vinha sendo articulada discretamente nos bastidores do Judiciário até ser divulgada pela reportagem. 

Mendonça, que tem presença muito discreta nas redes, mas conta com 479 mil seguidores, atualizou a capa de seu perfil no X com uma imagem que traz uma frase de protesto aos reféns sequestrados pelo grupo em hebraico. 

Ministro André Mendonça atualizou a capa e sua foto de perfil no X, antigo Twitter, com mensagem contra o grupo Hamas — Foto: Reprodução/X
Ministro André Mendonça atualizou a capa e sua foto de perfil no X, antigo Twitter, com mensagem contra o grupo Hamas — Foto: Reprodução/X

“Homens, mulheres, bebês e pessoas idosas ainda sequestrados pelo Hamas”, diz o texto, inserido entre fotos de diversos reféns. 

Ele também atualizou sua foto e optou por um registro em preto e branco e semblante pesaroso, em solidariedade às vítimas do Hamas. Antes da viagem, o último post de seu perfil havia sido publicado em abril de 2022, há quase dois anos. 

Ataque do Hamas ocorre em meio à trégua em Gaza e deixa mortos em Jerusalém

Homem judeu reage ao tiroteio em Jerusalém — Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

Evangélico presbítero, Mendonça é o único ministro do STF a integrar a comitiva de magistrados. O magistrado foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com o apoio do segmento religioso, que, como mostramos em outubro, tem afinidade com a simbologia de Israel e demonstrou forte apoio ao país no contexto dos atentados do ano passado. 

Os participantes teriam viajado a Tel Aviv em duas datas, 20 e 23 de janeiro. A comitiva inclui ainda integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Superior Tribunal Militar (STM), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). 

De acordo com o convite encaminhado aos magistrados, ao qual tivemos acesso com exclusividade, a delegação “de alto nível” também buscaria “entender questões e impactos jurídicos, sociais e econômicos” do conflito a partir de agendas com as poderosas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) e “especialistas e portadores de informações relevantes” sobre a guerra e a geopolítica na região. 

Em entrevista concedida à revista Veja em novembro, pouco mais de um mês após os ataques contra Israel que deflagraram o sangrento conflito em Gaza, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, classificou as ações do Hamas como “terrorismo” e argumentou que relativizar a atuação do grupo seria obra de um “inominável antissemitismo”. 

Barroso ponderou, entretanto, que é possível divergir “duramente” da política de Israel para os territórios palestinos “sem jamais justificar a barbárie”. Pontuou, ainda, que a reação das forças israelenses deve respeitar “o Direito Internacional e princípios humanitários”.

O post Ministro do STF divulga mensagem contra Hamas durante visita a Israel apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Ministro do STF divulga mensagem contra Hamas durante visita a Israel
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *