Página Inicial / Últimas / Após escândalo em Gaza, EUA cortam repasses para a ONU; entenda

Após escândalo em Gaza, EUA cortam repasses para a ONU; entenda

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que está conduzindo investigações para examinar alegações de possível envolvimento de alguns de seus funcionários nos ataques liderados pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro. Em resposta a essa notícia, os Estados Unidos anunciaram a suspensão temporária do financiamento para a UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente), responsável pelos refugiados palestinos. A agência confirmou a abertura de uma investigação sobre vários funcionários suspeitos de participação nos ataques e demitiu essas pessoas.

Philippe Lazzarini, comissário-geral da agência, declarou que a decisão de rescindir imediatamente os contratos desses funcionários foi tomada para proteger a capacidade da agência de fornecer assistência humanitária. Ele não divulgou o número de funcionários envolvidos nos ataques nem a natureza de suas ações, mas afirmou que qualquer funcionário da UNRWA envolvido em atos de terrorrismo seria responsabilizado, inclusive por meio de processo criminal. Diplomatas extraoficialmente mencionaram até 12 pessoas envolvidas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou horror com a notícia e solicitou uma investigação para garantir que qualquer funcionário da UNRWA envolvido nos ataques seja demitido imediatamente e possa enfrentar um possível processo criminal. Uma revisão independente urgente e abrangente da UNRWA também será realizada.

A preocupação da ONU é que a revelação aprofunde a crise de abastecimento em Gaza, já que a agência é responsável pela assistência vital na região. Nos últimos meses, a UNRWA denunciou tentativas de Israel de bloquear a chegada de alimentos e remédios aos palestinos em Gaza.

Em resposta, os Estados Unidos suspenderam temporariamente o financiamento adicional para a UNRWA, enquanto aguardam a análise das alegações e das medidas tomadas pela ONU. A União Europeia expressou extrema preocupação, mas até o momento não cortou o financiamento, esperando transparência total da UNRWA e a adoção de medidas imediatas contra os funcionários envolvidos.

Com informações de UOL

O post Após escândalo em Gaza, EUA cortam repasses para a ONU; entenda apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Após escândalo em Gaza, EUA cortam repasses para a ONU; entenda
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pesquisa mostra força da chapa Tarcísio e Michelle; VEJA NÚMEROS

Na pesquisa realizada pela Genial/Quaest, um achado significativo é o potencial de votos de Tarcísio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *