Página Inicial / Últimas / Projeto de Lei permite que mulheres ‘puxem a capivara’ de companheiros; Entenda

Projeto de Lei permite que mulheres ‘puxem a capivara’ de companheiros; Entenda

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal propõe a criação da plataforma “Conheça seu Par”, que permitirá às mulheres consultar antecedentes criminais de terceiros, focando exclusivamente em crimes tipificados pela Lei Maria da Penha, que abrange casos de violência e ameaça contra a pessoa. A iniciativa, intitulada pela deputada distrital Doutora Jane (MDB), visa alertar e incentivar práticas de segurança entre as mulheres.

Segundo a justificativa do projeto, a proposta busca estimular as mulheres a procurarem informações sobre históricos de agressões ou comportamentos violentos de seus parceiros, namorados e outros relacionamentos, mesmo transitórios, para se protegerem contra qualquer forma de violência. O advogado Bruno Vale destaca que, embora a consulta de antecedentes criminais já seja possível, os resultados normalmente só são acessíveis quando o caso está em tramitação judicial, tornando os boletins de ocorrência policiais não pesquisáveis. O projeto visa consolidar essas informações em uma única ferramenta.

A deputada Jane argumenta que muitos casos de feminicídio ocorrem dentro de residências e que a possibilidade de consultar antecedentes é mais um recurso para garantir a segurança das mulheres. Em situações de início de relacionamento, a transparência é considerada crucial para promover ambientes saudáveis e relações baseadas na confiança, e o projeto busca oferecer às mulheres uma ferramenta para tomada de decisões informadas.

No ano passado, o Distrito Federal registrou um recorde de 34 casos de feminicídios, e em janeiro de 2024, até o momento, três crimes foram reportados. O projeto ganha relevância diante desses números alarmantes, visando contribuir para a prevenção de violência contra as mulheres na região.

Com informações do R7.

O post Projeto de Lei permite que mulheres ‘puxem a capivara’ de companheiros; Entenda apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Projeto de Lei permite que mulheres ‘puxem a capivara’ de companheiros; Entenda
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Bolsonaro diz que o Brasil elegeu um presidente que é “amante de ditaduras”; VEJA VÍDEO

Jair Bolsonaro, em um evento no Rio, expressou sua opinião sobre o atual presidente. Segundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *