Página Inicial / Últimas / Veja quem são os protagonistas da polêmica sucessão da Vale

Veja quem são os protagonistas da polêmica sucessão da Vale

À medida que se aproxima o fim do mandato do CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, marcado para o final de maio, as disputas entre os acionistas da mineradora atingem novos patamares, intensificando-se desde que a empresa se transformou em uma corporação com capital pulverizado e sem controle definido, em 2020.

Nos últimos pouco mais de um ano, duas mudanças significativas alteraram a dinâmica das forças envolvidas: a gigante do setor de açúcar e etanol, Cosan, tornou-se acionista, e, sobretudo, o PT retornou ao Palácio do Planalto. Apesar de o governo ter perdido influência direta na Vale, mantém um poder indireto e vinha exercendo pressão para nomear o ex-ministro Guido Mantega como líder da empresa.

Na complexa trama de sucessão, alguns protagonistas se destacam:

Luiz Inácio Lula da Silva (Lula): Desde o início do governo, rumores nos bastidores indicam o interesse do presidente Lula em indicar o ex-ministro Guido Mantega para a presidência da Vale. Na quinta-feira, ao completarem-se cinco anos da tragédia de Brumadinho (MG), Lula criticou publicamente a mineradora em postagem nas redes sociais.

Alexandre Silveira: Ministro de Minas e Energia, atua como emissário de Lula para indicar Mantega como presidente da Vale, conforme revelações do colunista do O Globo Lauro Jardim. Silveira surgiu como figura-chave após a divulgação de uma articulação para indicar Mantega apenas para o Conselho. Recentemente, ligou para representantes de acionistas da Vale defendendo a nomeação de Mantega.

Eduardo Bartolomeo: Atual CEO da Vale, Bartolomeo é um engenheiro com MBAs na Bélgica e nos EUA. Já trabalhou na mineradora entre 2004 e 2012, retornando em 2018 como diretor na operação do Canadá. Assumiu a posição de CEO após a demissão de Fabio Schvartsman em decorrência da tragédia de Brumadinho.

Guido Mantega: Economista e figura histórica do PT, Mantega foi o ministro da Fazenda mais longevo da história do Brasil. Além de ter sido ministro do Planejamento e presidente do BNDES, ele nunca liderou uma empresa do porte da Vale. Mantega foi investigado em casos relacionados à Operação Lava Jato e por desvios na legislação sobre as contas públicas, mas não possui condenações.

O desenrolar dessas negociações e as escolhas para a sucessão na Vale continuam a ser observados de perto, enquanto a empresa enfrenta desafios significativos no cenário corporativo e político.

Com informações do jornal O Globo.

O post Veja quem são os protagonistas da polêmica sucessão da Vale apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Veja quem são os protagonistas da polêmica sucessão da Vale
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *