Página Inicial / Últimas / Pacheco se esconde e deputado dá ultimato

Pacheco se esconde e deputado dá ultimato

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles.

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, afirmou que, caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), demore a marcar a sessão conjunta do Congresso para votar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na lei orçamentária, o próprio Congresso o fará.

O regimento permite que a sessão seja convocada mesmo sem a ação do presidente do Senado, desde que seja coletada a assinatura de uma maioria simples (50% + 1) dos deputados e senadores. Segundo Forte, tanto os congressistas quanto os prefeitos estão pressionando pela marcação rápida da sessão.

O motivo para a urgência é simples: de acordo com a lei eleitoral, novos empenhos orçamentários são proibidos 3 meses antes das eleições. Portanto, quanto mais cedo o cronograma estiver em vigor, mais emendas podem ser enviadas. Caso contrário, só será possível após as eleições.

“Faremos uma mobilização muito forte para isso se a data não for estabelecida até a primeira quinzena de março. Os prazos regimentais começam a interferir a partir de abril. A 6 meses das eleições começam as restrições. Não podemos permitir que o calendário eleitoral prejudique a execução orçamentária”, disse Forte em entrevista ao Poder360.

Danilo Forte, que tem 65 anos e está em seu 4º mandato como deputado federal, foi o relator da LDO de 2024. Ele presidiu a Funasa de 2007 a 2010.

Além disso, o deputado apontou outra questão pendente no Congresso: as operações recentes contra aliados próximos a Jair Bolsonaro (PL), como a operação Tempus Veritatis, estão pressionando a Câmara a votar medidas que limitem a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal).

“A operação [Tempus Veritatis] não é da Polícia Federal, é do STF. É uma ação monocrática de um ministro que determina prisões, buscas e apreensões e muitas vezes sem o devido zelo com o processo legal e as estabilidades que o Estado democrático de direito precisa”, afirmou.

Fortalecer a independência do poder Legislativo e evitar radicalizações foram outros pontos destacados pelo deputado. Ele ressaltou que o Congresso precisa construir consensos para avançar em pautas importantes para o país.

Por fim, Forte mencionou que, embora haja pressões e debates sobre a sucessão de Arthur Lira, atual presidente da Câmara, é melhor deixar esse assunto para depois das eleições municipais. O perfil desejado para o novo presidente da Câmara deve ser alguém que mantenha a autonomia do Legislativo.

Com informações do Poder 360.

O post Pacheco se esconde e deputado dá ultimato apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Pacheco se esconde e deputado dá ultimato
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *