Página Inicial / Últimas / Imprensa Internacional repercute falas de Lula contra Israel

Imprensa Internacional repercute falas de Lula contra Israel

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler no Holocausto, repercutiu na imprensa internacional.

Veículos como a BBC News, El pais, Al JazeeraTimes of IsraelJerusalem PostHaaretz e New York Times deram mais destaques a declaração petista do que a agenda de Lula na Etiópia.

O jornal britânico BBC deu destaque a declaração do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, que acusou o petista de “banalizar o Holocausto”. E na reportagem, a BBC apontou que Lula condenou o Hamas pelo ataque de 7 de outubro, “mas, desde então, tem criticado veementemente a campanha militar de retaliação de Israel”.

Já jornal espanhol El País publicou na edição impressa uma nota descrevendo as falas de Lula na Cúpula da União Africana e a reação de Israel. A reportagem recebeu o título de “Um mundo inseguro se lança a um rearmamento massivo”, com o intertítulo “Nada freia Netanyahu”.

The New York Times afirmou que Lula “irritou Israel” ao comparar a guerra em Gaza com o Holocausto, e reforçou que o genocídio nazista matou 6 milhões de judeus. A TV e agência de notícias dos EUA, Bloomberg, deu destaque a convocação do embaixador brasileiro de Israel após as falas de Lula. E a emissora norte-americana CNN seguiu na mesma linha, ressaltando que a medida é considerada um importante movimento diplomático usado em crises.

Imprensa de Israel

A imprensa israelense deu bastante destaque a fala do presidente Lula. O The Jerusalem Post, destacou a fala de Lula e a repercussão na 2ª página da versão impressa da publicação. No site, uma reportagem semelhante foi publicada na editoria sobre notícias de antissemitismo.

A comparação com Hitler também foi relatada no jornal diário israelense, Hareetz, e afirmou que, com as declarações de domingo (18.fev), Lula se tornou “um dos primeiros líderes ocidentais a fazer uma comparação tão direta em meio a alegações de genocídio”. Ainda foram mencionadas as reações dos líderes israelenses e as medidas adotadas, como a convocação do embaixador brasileiro no país.

Já a publicação israelense Times of Israel divulgou os desdobramentos sobre a declaração de Lula, como a resposta de Israel e a reação de entidades judaicas e da Confederação Israelita no Brasil (Conib).

Ao Times of Israel, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, disse que a organização “tem tentado estabelecer um diálogo construtivo com vários membros do governo do Brasil à luz das posturas desequilibradas que adotou no conflito”.

Gazeta do Povo

O post Imprensa Internacional repercute falas de Lula contra Israel apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Imprensa Internacional repercute falas de Lula contra Israel
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *