Página Inicial / Últimas / Fogo amigo: Tabata aciona Justiça contra Boulos por divulgação irregular de pesquisa

Fogo amigo: Tabata aciona Justiça contra Boulos por divulgação irregular de pesquisa

foto: Reprodução

Pré-candidata à prefeitura de São Paulo pelo PSB pediu suspensão de publicação em que adversário não informa a intenção de voto da deputada

A deputada federal e pré-candidata à prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral(PSB), protocolou nesta terça-feira uma representação contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), seu adversário na disputa municipal, por suposta prática de divulgação irregular de pesquisa eleitoral. 

No documento obtido pelo O GLOBO e endereçado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a deputada acusa Boulos de omitir, “de forma deliberada”, dados estatísticos de uma pesquisa eleitoral em uma publicação em seu Instagram “com a intenção vil de manipular e ludibriar o eleitorado, além de omitir informações públicas em seu próprio benefício”. Ela solicita a imediata suspensão da publicação de Boulos, bem como a aplicação de multa e comunicação ao Ministério Público para avaliação de possível crime eleitoral. 

A representação refere-se a uma publicação de Boulos na qual a intenção de voto na deputada do PSB não foi mencionada. Essa postagem, na qual Boulos se apresentava como líder “contra qualquer adversário”, foi removida e substituída por outra na qual ele afirma liderar contra qualquer “bolsonarista”. 

A publicação de Boulos, porém, mistura os percentuais de dois cenários da pesquisa: um com o deputado federal Ricardo Salles e outro com o senador Marcos Pontes. Ele inclui os dois possíveis adversários, ambos do mesmo partido, na mesma postagem, embora eles não pudessem concorrer simultaneamente. 

“O representado (Boulos) está propagando informação manipulada, desinformando o eleitor paulistano”, diz Tabata na ação assinada pelos advogados Cristiano Vilela de Pinho, Fátima Cristina Pires Miranda e Priscila Lima Aguiar Fernandes. “Soma-se a isso, ainda, o fato de referida publicação ter sido publicada em uma grande rede social como o Instagram, cujo alcance é imensurável. Por conta disso, o volume de eleitores envolvidos é de imensa proporção.” 

A pré-candidata também aponta que a publicação de Boulos não informou o nível de confiança atribuído à pesquisa, o que, segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é obrigatório. A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. 

Procurado, Boulos não se manifestou.

O Globo

O post Fogo amigo: Tabata aciona Justiça contra Boulos por divulgação irregular de pesquisa apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Fogo amigo: Tabata aciona Justiça contra Boulos por divulgação irregular de pesquisa
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *