Página Inicial / Últimas / Governo do Paraná recolhe livro de escolas por conter descrição de cenas de sexo

Governo do Paraná recolhe livro de escolas por conter descrição de cenas de sexo

foto: divulgação

O Governo do Paraná determinou a retirada de circulação do livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, das bibliotecas das escolas estaduais de ensino médio do estado. A decisão, tomada pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), gerou polêmica e críticas por parte do autor e de outros membros da comunidade literária.

Em suas redes sociais, Tenório classificou a ação como “censura” e comparou-a à repressão durante o regime militar. Ele ressaltou que nenhuma autoridade tem o direito de determinar o recolhimento de materiais pedagógicos sem ferir princípios democráticos.

A SEED justificou a medida alegando que, embora a temática do livro seja importante para o contexto educacional, algumas expressões, jargões e descrição de cenas de sexo presentes na obra podem ser inadequados para menores de 18 anos. A Secretaria também informou que revisa regularmente os materiais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), incluindo “O Avesso da Pele”, para apoiar os professores no trabalho pedagógico alinhado com os objetivos de aprendizagem.

Vencedor do Prêmio Jabuti de romance literário em 2021 e parte do PNLD do Ministério da Educação (MEC), “O Avesso da Pele” conta a história de Pedro, que após a morte do pai, assassinado durante uma abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família.

Recentemente, a diretora de uma escola no Rio Grande do Sul também criticou publicamente o livro, chamando atenção para o que considerou ser um “vocabulário de baixo nível”.

Em suas redes sociais, Jeferson Tenório comparou a ação do governo à censura durante o regime militar, enfatizando que nenhuma autoridade deveria ter o poder de determinar o recolhimento de materiais pedagógicos sem violar os princípios democráticos.

Por sua vez, a Secretaria Estadual de Educação declarou em comunicado que revisa regularmente os materiais do PNLD, incluindo “O Avesso da Pele”, visando apoiar os professores em suas práticas pedagógicas alinhadas com os objetivos de aprendizagem.

Gazeta Brasil

O post Governo do Paraná recolhe livro de escolas por conter descrição de cenas de sexo apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Governo do Paraná recolhe livro de escolas por conter descrição de cenas de sexo
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *