Página Inicial / Últimas / Comissão da Câmara aprova projeto que obriga celular a emitir som ao tirar fotos

Comissão da Câmara aprova projeto que obriga celular a emitir som ao tirar fotos

Na quarta-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei (PL) que obriga os celulares a emitirem um som semelhante ao das câmeras analógicas durante o registro de imagens. O objetivo do projeto é coibir a ação de assediadores, e o texto ainda passará pela análise de outras comissões da Câmara e do Senado.

O autor do PL 583/2020, deputado José Guimarães (PT-CE), destaca que a ideia é prevenir práticas abusivas de violação da privacidade ao registrar fotos e vídeos sem a devida autorização, bem como o assédio moral, que têm ocorrido em locais como o transporte público e imóveis alugados por temporada.

O projeto propõe alterar o PL 12.737/2012, conhecido como “Lei Carolina Dieckmann”, para que o “som similar ao de obturador de câmeras fotográficas analógicas” seja reproduzido também durante a captura de vídeos. Além disso, o som precisa ser alto o suficiente para ser ouvido a uma distância considerável.

Uma das atualizações propostas é que o usuário fique impossibilitado de alterar ou desativar o som da câmera nas configurações do smartphone. O texto também menciona que a mesma obrigatoriedade de emissão do ruído deverá contemplar os demais dispositivos equipados com câmeras digitais.

Caso aprovado, os telefones deverão trazer a funcionalidade instalada de fábrica a partir do momento em que a regra entrar em vigor. As fabricantes que descumprirem a determinação não poderão vender os celulares “silenciosos” no mercado nacional.

A proposta agora passará pela avaliação das comissões de Comunicação, de Indústria, Comércio e Serviços, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Tramitando em caráter conclusivo, ela não tem a obrigação de análise pelo plenário da Câmara, devendo seguir para o Senado em seguida.

Se a lei for aprovada, o Brasil se juntará à Coreia do Sul e ao Japão na lista de países que obrigam o celular a emitir o som do obturador ao tirar fotos. Um projeto com o mesmo objetivo está em tramitação nos Estados Unidos.

Com informações do Tecmundo.

O post Comissão da Câmara aprova projeto que obriga celular a emitir som ao tirar fotos apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Comissão da Câmara aprova projeto que obriga celular a emitir som ao tirar fotos
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *