Página Inicial / Últimas / Reeleição de Putin é amplamente criticada por líderes globais; Veja as reações

Reeleição de Putin é amplamente criticada por líderes globais; Veja as reações

No último domingo (15), Vladimir Putin foi reeleito como presidente da Rússia, em um pleito que gerou críticas e questionamentos por parte de líderes globais. Com uma votação que lhe garantiu 87% dos votos e um comparecimento recorde de 73,3% dos eleitores, Putin assegura mais seis anos no cargo, conforme apontam pesquisas de boca de urna e dados da Comissão Eleitoral Central.

No entanto, diversas autoridades ao redor do mundo classificaram o processo eleitoral como ilegítimo e carente de independência. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, expressou sua descrença na legitimidade das eleições, sugerindo que Putin deveria estar respondendo a julgamento em Haia.

“Não há legitimidade nesta imitação de eleições e não pode haver. Essa pessoa deveria estar sendo julgada em Haia”. Volodimir Zelenski presidente da Ucrânia.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, em comunicado da Casa Branca, destacou que as eleições na Rússia não foram livres nem justas, enfatizando a prisão de opositores políticos e a obstrução de outros candidatos em competir contra Putin.

“As eleições obviamente não são livres nem justas, dada a forma como o Sr. Putin aprisionou opositores políticos e impediu outros de concorrerem contra ele”. porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Casa Branca.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha também se pronunciou, qualificando o processo eleitoral russo como uma “pseudo-eleição” e ressaltando o caráter autoritário do governo de Putin, marcado pela censura, repressão e violência. Além disso, denunciou a realização de eleições em territórios ocupados da Ucrânia, considerando-as nulas e violações do direito internacional.

“A pseudo-eleição na Rússia não é nem livre nem justa, o resultado não surpreende ninguém. O governo de Putin é autoritário, ele depende da censura, repressão e violência. A ‘eleição’ nos territórios ocupados da Ucrânia é nula e sem efeito e constitui outra violação do direito internacional”. Ministério das Relações Exteriores, Alemanha.

O Reino Unido, por meio de seu Ministério das Relações Exteriores, condenou a Rússia por realizar eleições ilegais em território ucraniano, reiterando seu compromisso em fornecer ajuda humanitária, econômica e militar aos ucranianos que defendem sua democracia.

“Ao realizar ilegalmente eleições em território ucraniano, a Rússia demonstra que não está interessada em encontrar um caminho para a paz. O Reino Unido continuará a fornecer ajuda humanitária, econômica e militar aos ucranianos que defendem sua democracia”. Ministério das Relações Exteriores, Reino Unido.

Com informações da Folha de S. Paulo.

O post Reeleição de Putin é amplamente criticada por líderes globais; Veja as reações apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Reeleição de Putin é amplamente criticada por líderes globais; Veja as reações
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *