Página Inicial / Últimas / TSE anuncia mudança em sistema após falsa afiliação de Lula ao PL de Bolsonaro

TSE anuncia mudança em sistema após falsa afiliação de Lula ao PL de Bolsonaro

Com a intenção de ampliar a segurança, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou mudanças no sistema de filiação partidária, com a adoção de um segundo fator de autenticação a partir de fevereiro. Além do uso de senha para acesso ao sistema, será necessário fazer uma confirmação pelo e-Titulo. Para isso, os usuários precisarão estar com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

A partir de fevereiro, quando uma pessoa acessar o Filia para inserir dados de um novo filiado, o representante do partido, além de utilizar a senha de acesso, deverá preencher uma informação que será solicitada na tela do sistema. Em seguida, será necessária uma confirmação por meio do aplicativo da Justiça Eleitoral.

A alteração foi anunciada neste sábado (13). Por conta disso, o sistema da Justiça Eleitoral para filiações partidárias ficará indisponível a partir deste sábado e será reativado somente após a alteração.

Em julho do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi filiado de forma fraudulenta ao Partido Liberal, que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma apuração preliminar descobriu que o login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PL, foi usado para inserir dados falsos e promover a alteração no registo de Lula no TSE.

A apuração interna também descartou a hipótese de “ataque ao sistema ou falha na sua programação” e identificou o uso de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa”. Na ocasião, Lula foi desligado do PT, partido que ajudou a fundar, e filiado ao PL na cidade de São Bernardo do Campo (SP), onde se fortaleceu como sindicalista.

O caso motivou um inquérito da Polícia Federal, solicitado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. “Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópia dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal Superior Eleitoral”, escreveu Moraes na decisão.

Fonte: O Tempo.

O post TSE anuncia mudança em sistema após falsa afiliação de Lula ao PL de Bolsonaro apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:TSE anuncia mudança em sistema após falsa afiliação de Lula ao PL de Bolsonaro
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *