Página Inicial / Últimas / Senador propõe plebiscito sobre prisão em 2ª instância

Senador propõe plebiscito sobre prisão em 2ª instância

Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) sugere que a votação ocorra junto com as eleições presidenciais de 2022

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) protocolou no último dia 14 um projeto de decreto legislativo para propor um plebiscito sobre foro privilegiado e prisão após condenação em segunda instância. De acordo com o parlamentar, a votação não aumentará as despesas aos cofres públicos — desde que seja realizada junto com as eleições presidenciais de 2022.

“Não podemos deixar essas pautas tão importantes na gaveta dos parlamentares”, disse Oriovisto, em discurso realizado no Senado. “Se os deputados não querem falar, se o Parlamento não quer falar, que o povo fale. Que o povo fale e diga: ‘Sim, queremos uma Justiça mais simples, mais ágil. Sim, queremos o fim de qualquer espécie de privilégio’.”

Além da 2ª instância

Wesley Oliveira mostra a farra do foro privilegiado. “Entre tantas excrescências que fazem o Brasil se assemelhar a certas republiquetas, como as repetidas violações à liberdade de expressão perpetradas pela Suprema Corte, o foro privilegiado aparece entre os itens do topo da lista”, diz o texto. Esses números foram registrados por um consultor legislativo do próprio Congresso Nacional. Entre os 20 países analisados, o Brasil é aquele que tem o mais amplo foro especial por prerrogativa de função, com 54 mil beneficiados.

Para efeito de comparação, a ditadura chinesa oferece a vantagem aos 3 mil integrantes da Assembleia Nacional Popular — e a mais ninguém. Para serem julgados, os membros precisam de autorização prévia de 178 representantes da Casa. A Colômbia tem um modelo similar ao brasileiro, mas a farra não é tão absurda. São privilegiados os ministros, os governadores e o procurador-geral. O presidente pode ser julgado, desde que haja autorização do Senado. No Brasil, 81 senadores e 513 parlamentares desfrutam desse benefício.

The post Senador propõe plebiscito sobre prisão em 2ª instância appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Senador propõe plebiscito sobre prisão em 2ª instância
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

RESULTADO: Enquete do Terra Brasil Notícias mostra vantagem arrasadora de Damares sobre Davi Alcolumbre para o Senado no Amapá

Uma enquete feita pelo Terra Brasil Notícias mostrou uma vantagem arrasadora da ministra da Mulher, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *