Página Inicial / Últimas / Biden afirma que Rússia pode invadir Ucrânia: “Possibilidade concreta”

Biden afirma que Rússia pode invadir Ucrânia: “Possibilidade concreta”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou que existe uma “possibilidade concreta” de a Rússia invadir a Ucrânia em fevereiro. A aviso foi dado durante uma conversa por telefone com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, na última quinta-feira (27), em meio à escalada da tensão entre Kiev e Moscou.

“O presidente Biden disse que existe uma possibilidade concreta de que os russos invadam a Ucrânia em fevereiro”, afirmou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Emily Horne. “Ele já disse isso publicamente e tem alertado sobre isso por meses”, acrescentou.

Durante o telefonema, Biden também garantiu que os EUA e seus aliados estão de “prontidão” para responder “decisivamente” a uma invasão. Já o Pentágono citou um maior deslocamento de tropas russas na fronteira e disse que 8,5 mil militares americanos estão em estado de alerta.

Ucrânia e Rússia vem protagonizando uma escalada das tensões desde o segundo semestre do ano passado, com a crescente ameaça de uma guerra que também poderia envolver a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Ucrânia não faz parte da aliança militar ocidental, mas pleiteia uma adesão, enquanto a Rússia denuncia o expansionismo da Otan, que já engloba as ex-repúblicas soviéticas do Mar Báltico.

Em 2014, após a queda do presidente pró-Moscou Viktor Yanukovich, a Rússia tomou a península ucraniana da Crimeia e apoiou rebeldes das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk, no leste do país. Desde então, mais de 14 mil pessoas já morreram nos conflitos em Donbass.

Mas a disputa também pode ter repercussões econômicas: os EUA ameaçaram impedir a abertura do gasoduto Nord Stream 2, que vai levar gás russo para a Alemanha, no caso de uma invasão.

A Rússia exige que a Ucrânia nunca entre para a Otan, pedido rechaçado pelos Estados Unidos. O governo Biden diz ter apresentado um “percurso diplomático” para Moscou, mas não deu detalhes sobre a proposta.

The post Biden afirma que Rússia pode invadir Ucrânia: “Possibilidade concreta” appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Biden afirma que Rússia pode invadir Ucrânia: “Possibilidade concreta”
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *