Página Inicial / Últimas / PT denunciará deputado que fez vídeo rebatendo Lula à Comissão de Ética por quebra de decoro

PT denunciará deputado que fez vídeo rebatendo Lula à Comissão de Ética por quebra de decoro

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Nessa terça-feira (5), o deputado federal Junio Amaral publicou vídeo nas redes sociais manuseando uma arma de fogo enquanto respondia declarações de Lula

O PT anunciou, nesta quarta-feira (6), que ingressará com uma ação de notícia-crime contra o deputado federal Cabo Júnio Amaral (PL) na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. Nessa terça, o parlamentar publicou um vídeo nas redes sociais em que manuseava uma arma de fogo enquanto respondia ao ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido solicita a abertura de um processo ético disciplinar sob a justificativa de quebra de decoro parlamentar de Amaral. 

O jornal O TEMPO teve acesso à representação a ser encaminhada pelo PT à Comissão de Ética. De acordo com o partido, a falta de decoro parlamentar seria configurada por “uma clara ameaça de morte ou de causação de outro mal violento, tanto ao presidente Lula, quanto a qualquer cidadão que ousar manifestar-se, democraticamente”, em frente à casa de Amaral. “Os fatos narrados consistem em ato intolerável e de extrema gravidade”, avalia o PT. A representação é assinada pela presidente nacional, Gleisi Hoffmann, e pelos deputados federais Reginaldo Lopes e Rogério Correia. 

Além de apontar eventual quebra de decoro parlamentar, o PT alega que a postura do deputado federal tipificaria crimes comuns, ou seja, previstos no Código Penal, como, por exemplo, ameaça, incitação ao crime e apologia de crime ou criminoso. “Numa reação desproporcional, autoritária, odiosa, totalmente incompatível com o que se espera de um deputado federal, o representado (Cabo Junio Amaral) responde à fala do presidente Lula fazendo expressa ameaça, consistente em receber, tanto o presidente, quanto ventuais cidadãos, com uma arma de fogo totalmente carregada, a indicar que poderia matá-los ou lesioná-los”, argumenta o partido.

No vídeo, o deputado respondeu a uma declaração dada por Lula no congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na última segunda. Na oportunidade, o ex-presidiário apontou alternativas aos presentes para pressionar os parlamentares. “Os deputados têm casa. Se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fosse com 50 pessoas na casa do deputado… não é para xingar não, é para conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Acho que surte muito mais efeito do que vir fazer manifestação em Brasília”, afirmou Lula.

Ao respondê-lo, Amaral convidou o pré-candidato à presidência a visitá-lo em casa, quando ainda criticou a administração da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), onde mora. “Moro em Contagem, cidade governada pelo PT, inclusive. Na região do Ressaca, bairro Cabral. A rua principal tem por volta de 10 a 15 buracos, por volta do 8º buravo você pega a esquerda, já é minha rua, que também tem de 15 a 20 buracos, por volta do 11º ou 12º buraco você vai ver minha casa. Pergunta a Marília, ela conhece as ruas e os buracos do Cabral, ela pode te orientar. Eu vou esperar vocês e sua turma lá. Vai lá conversar com minha esposa e com a minha filha. Vocês serão muito bem vindos”, disse, enquanto manuseava uma arma.

Questionado, Amaral afirmou que o vídeo foi uma resposta “à ameaça que Lula fez a deputados que não são da sua facção”. “Não há no vídeo qualquer fato que caiba inquérito e imputação de algum crime. O artigo 24 do Código Penal me garante defesa proporcional a mim e a minha família, assim como meu direito de manifestar por isso. A casa é asilo inviolável de qualquer cidadão, conforme a Constituição Federal”, defendeu.

The post PT denunciará deputado que fez vídeo rebatendo Lula à Comissão de Ética por quebra de decoro appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PT denunciará deputado que fez vídeo rebatendo Lula à Comissão de Ética por quebra de decoro
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pancada: Arthur Lira rebate declarações de Felipe Neto após denúncia por injúria

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AP), se manifestou nesta sexta-feira (26) sobre as declarações do influenciador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *