Página Inicial / Últimas / Senado quer ouvir Weintraub sobre atuação do centrão no MEC

Senado quer ouvir Weintraub sobre atuação do centrão no MEC

Comissão também quer acesso a registros de visitas do Palácio do Planalto

Comissão de Educação do Senadoaprovou, nesta quarta-feira, 27, um convite para que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub preste depoimento sobre supostas irregularidades no Ministério da Educação (MEC). 

A pasta foi envolvida em denúncias de tráfico de influência de dois pastores na destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao MEC, a determinados municípios.

A Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam a atuação dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, suspeitos de cobrar propina de prefeitos para liberar recursos da pasta. Prefeitos já confirmaram na comissão a atuação dos pastores.

Recentemente, Weintraub afirmou que recebeu ordem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para “entregar” o FNDE ao centrão. O órgão é presidido por Marcelo Lopes da Ponte.

“Weintraub afirmou, ainda, ter entregado à Polícia Federal e ao Ministério Público uma série de documentos que podem comprovar ou revelar indícios de irregularidades na Educação. Os fatos narrados são gravíssimos e cabe a este Parlamento a apuração com rigor dos eventos, o que só será possível com o comparecimento pessoal do ex-ministro em questão para prestar os devidos esclarecimentos”, afirma o requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A comissão iria ouvir três pessoas nesta quarta-feira, mas elas não compareceram. O prefeito de Centro Novo (MA), Júnior Garimpeiro, chegou a confirmar o depoimento, mas enviou um e-mail de última hora informando que o horário da audiência fora alterado e que, dessa maneira, ele não poderia participar.

Os parlamentares também tentaram ouvir a ex-assessora da Câmara dos Deputados Nely Jardim, apontada por prefeitos como uma “assistente” dos pastores acusados de cobrar propina, e o empresário Darwin Einstein Lima, mas ambos não compareceram.

Diretores do FNDE, atual ministro da Educação, Victor Veiga, e a chefe do cerimonial do MEC, Vanessa Reis Souza, poderão ser convocados.

The post Senado quer ouvir Weintraub sobre atuação do centrão no MEC appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Senado quer ouvir Weintraub sobre atuação do centrão no MEC
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Haroldo Azevedo desiste da candidatura ao governo do RN, diz blog

O empresário Haroldo Azevedo desistiu de ser candidato ao governo do estado, segundo o blog …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *