Página Inicial / Últimas / Milei rebate Maduro e diz que ‘não será chantageado por amigos do terrorismo’

Milei rebate Maduro e diz que ‘não será chantageado por amigos do terrorismo’

Após o fechamento do espaço aéreo venezuelano para voos provenientes da Argentina na noite de terça-feira, o governo liderado por Javier Milei reagiu declarando que o país “não cederá à chantagem de indivíduos associados ao terrorismo”. O porta-voz da Presidência, Manuel Adorni, afirmou que a Argentina “iniciou uma ofensiva diplomática contra a Venezuela”, considerando os impactos negativos dessa medida para o setor aéreo nacional.

— Confirmo que a Argentina iniciou uma ação diplomática contra a Venezuela, liderada por Maduro, após sua decisão de proibir o uso do espaço aéreo por aeronaves argentinas, com os danos que isso acarreta para nosso país — disse Adorni em entrevista nesta manhã.

O episódio é mais um capítulo das tensões entre Milei e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em torno da detenção de um avião da Emtrasur, companhia venezuelana, cuja tripulação era de origem iraniana. A aeronave foi confiscada em solo argentino a pedido dos Estados Unidos, que denunciou uma suposta conexão com a Guarda Revolucionária do Irã. Após passar meses no Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, o avião foi enviado em fevereiro aos EUA, sob suspeita de uso para operações secretas. A Venezuela, por outro lado, acusa a Argentina de “roubar” o Boeing.

— Isso faz parte de uma retaliação da Venezuela porque a Argentina aceitou a ordem de confiscar o avião da Emtrasur ligado à Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. A Argentina não vai permitir ser chantageada por amigos do terrorismo — afirmou Adorni.

Em uma carta enviada pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina, o governo advertiu que tomará as medidas necessárias na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) por violação à Convenção de Chicago, de 1944, que estabeleceu as bases do Direito Aeronáutico Internacional que vigoram até hoje.

A decisão venezuelana de fechar o espaço aéreo afeta diretamente as operações da empresa Aerolíneas Argentinas em suas rotas para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), Miami e Punta Cana, de acordo com o que fontes ouvidas pelo jornal argentino La Nación.

O desentendimento ideológico entre Milei e Maduro já levou a vários confrontos no passado. Um deles foi sobre o avião, que estava na Argentina desde o governo de Alberto Fernández.

— Eles roubaram nosso avião da Emtrasur. O bandido de Milei roubou o avião da Venezuela. Javier Milei, o herói da ultradireita de mentira, roubou um grande avião da Venezuela, de vocês, trabalhadores da Conviasa. O louco Milei, ele finge ser louco ou é louco, ou os dois ao mesmo tempo? Ah, mas ele roubou um avião da Venezuela — disse Maduro.

Após o líder venezuelano usar parte de seu discurso anual na Assembleia Nacional para criticar o líder libertário, referindo-se a ele como “um erro na história da Argentina e da América Latina” devido às políticas que ele pretende implementar para reduzir a intervenção do Estado, Milei respondeu durante sua participação no Fórum de Davos.

“Não esperava tantos elogios”, ironizou o presidente na rede social X, acrescentando: “O socialista empobrecedor de Maduro dizendo que sou um erro histórico na América Latina confirma que estamos no caminho certo”.

Com informações de O Globo

O post Milei rebate Maduro e diz que ‘não será chantageado por amigos do terrorismo’ apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Milei rebate Maduro e diz que ‘não será chantageado por amigos do terrorismo’
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Alckmin abre Agrishow sem público para evitar passar vergonha por causa de Bolsonaro; Entenda

Na cerimônia de abertura da Agrishow deste ano, que foi um evento exclusivo para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *