Página Inicial / Últimas / Lula detona o agro e defende indígenas precisam de mais terra

Lula detona o agro e defende indígenas precisam de mais terra

Nesta terça-feira (26), durante um evento de condecoração do líder indígena Raoni Metuktire em Belém, Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que há uma escassez de terras indígenas demarcadas no Brasil. Ele também dirigiu críticas aos representantes do agronegócio brasileiro, os rotulando como “conservadores e latifundiários”.

– O fato de eles [indígenas] terem 14% legalizado é pouco diante do que eles precisam ter para viver, manter sua cultura e o seu jeito de viver – disse.

Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, Lula cobrou também que países mais industrializados “que já desmataram” ajudem financeiramente os demais na preservação de florestas tropicais.

– Queremos convencer o mundo de que o mundo que já desmatou tem que contribuir de forma importante para que países que ainda têm florestas mantenham a floresta de pé. Esse é um compromisso nosso – afirmou.

Lula reafirmou o compromisso do Brasil em eliminar completamente o desmatamento na Amazônia até 2030 e afirmou que encarará a luta contra o desmatamento como uma causa prioritária.

Por sua vez, Macron anunciou que ambos os líderes concordaram em investir individualmente US$ 1 bilhão (R$ 4,98 bilhões) em iniciativas destinadas a promover a biodiversidade, impulsionar o desenvolvimento econômico das comunidades indígenas e apoiar atividades que contribuam para a preservação das florestas. Macron denominou essa iniciativa de “Apelo de Belém” em prol da bioeconomia.

Segundo Macron, o projeto conjunto com o Brasil tem como objetivo aproximar os territórios dos dois lados do Oiapoque – referindo-se à Guiana Francesa, que visitou na segunda (25)- e “lutar contra o garimpo e interesses financeiros de curto prazo que ameaçam a floresta”.

Com informações de Agência Estadão

O post Lula detona o agro e defende indígenas precisam de mais terra apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Lula detona o agro e defende indígenas precisam de mais terra
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pancada: Arthur Lira rebate declarações de Felipe Neto após denúncia por injúria

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AP), se manifestou nesta sexta-feira (26) sobre as declarações do influenciador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *