Página Inicial / Últimas / PF faz operação contra fraudes em benefícios da previdência no MA e CE

PF faz operação contra fraudes em benefícios da previdência no MA e CE

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. Prejuízo inicial aos cofres públicos é de R$ 13,6 milhões

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (13/7), a Operação Hefesto, que visa combater fraudes na concessão de benefícios previdenciários nos estados de Ceará e Maranhão. Ao todo, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, nas cidades de São Luís (MA), São José de Ribamar (MA), Fortaleza (CE) e Caucaia (CE). Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda, já foi identificado prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 13,6 milhões.

De acordo com as investigações, que tiveram início em 2013, os acusados fraudavam a concessão de benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. O esquema era executado com a inserção de vínculos trabalhistas fictícios no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Os dados falsos serviam como base para a concessão dos benefícios em função de doenças relativas a transtornos mentais e comportamentais. Pelo menos 127 pedidos foram concedidos de forma fraudulenta.

A investigação foi conduzida pela Força-Tarefa Previdenciária, criada pelos ministérios da Fazenda e Previdência. A operação contou com a participação de 60 policiais federais e de um servidor da Inteligência Previdenciária.

As apurações apontam ainda a participação de um advogado, uma técnica em contabilidade, duas assistentes sociais e diversos outros agenciadores e intermediários no esquema. A Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados e a suspensão do pagamento de 37 benefícios irregulares ainda ativos.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário e associação criminosa. Caso sejam condenados, os envolvidos podem pegar até nove anos e oito meses de prisão. Um dos acusados  foi indiciado ainda pelo crime de falsificação de documento público para fins previdenciários.

O nome da Operação é uma alusão ao deus grego do trabalho, que segundo os relatos, tinha grande capacidade de criação. Segundo a PF, trata-se de uma referência à tipologia da fraude perpetrada: vínculos empregatícios fictícios.

Fonte: metropoles

O post PF faz operação contra fraudes em benefícios da previdência no MA e CE apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PF faz operação contra fraudes em benefícios da previdência no MA e CE
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *