Página Inicial / Últimas / Transexual é retirada á força de banheiro público feminino no RJ; veja vídeo

Transexual é retirada á força de banheiro público feminino no RJ; veja vídeo

Dany Coluty disse que guardas municipais chegaram a algemá-la e que nunca passou por situação semelhante.

A transexual Dany Coluty registrou indignada o momento em que agentes da Guarda Municipal de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, a expulsaram de um banheiro feminino na praça Antônio Raposo, no Centro. Ela disse ao G1 que foi algemada e retirada à força. No vídeo, uma mulher aparece discordando da atitude dos guardas.

Dany, que é rainha de bateria de uma escola de samba na cidade, disse que é conhecida na região e que nunca passou por uma situação dessas. Ela conta que saiu de casa para ir ao mercado e, no caminho, entrou no banheiro feminino para tirar uma foto no espelho sendo surpreendida pela ação dos agentes.

“Nunca fui tão constrangida na minha vida. Foi uma situação horrível. Total despreparo dos agentes”, conta ela.
Transexual, Dany Coluty, que foi retirada de banheiro feminino em Araruama, RJ, exibe título de eleitor com o nome escolhido por ela (Foto: Dany Coluty / arquivo pessoal)

Segundo ela, primeiro entrou uma guarda municipal pedindo para que ela se retirasse do banheiro alegando que ela não era uma mulher. Dany se recusou e, logo depois, entrou um outro guarda municipal, segundo ela, agindo de maneira mais grosseira.

“Disse que eu não deveria estar no banheiro feminino por ser homem, me agrediu e deu empurrões”, contou ela, dizendo ainda que entraram em luta corporal tendo perdido duas mechas do cabelo.

Ela disse que foi levada na viatura da GM até a delegacia, onde os agentes registraram ocorrência de desacato à autoridade. Nesta quarta-feira (18) Dany voltou à delegacia para retificar o registro da ocorrência, e inserir as acusações de que foi agredida. Ela também realizou exame de corpo de delito.

O vídeo do incidente já ultrapassa 23 mil visualizações nas redes sociais. Dany disse que tem recebido diversas mensagens de apoio e solidariedade.

A Prefeitura de Araruama disse, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, que “segundo a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil foi aberto um processo administrativo para apurar os fatos. Desde já, cabe esclarecer, que a Guarda Civil de Araruama preza pela igualdade de direitos, repudiando qualquer tipo de ato discriminatório.

A nota afirma ainda que “cabe ressaltar que a Dany Coluty foi autuada por desacatar os Guardas Civis que estão presentes no ocorrido”.

O uso do banheiro feminino chegou a ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2015, os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin chegaram a votar a favor do direito de transexuais usarem banheiros conforme sua “identidade de gênero”, ou seja, como se percebem (homem ou mulher), independentemente do sexo a que pertencem. Na ocasião, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista.

Troca de nome

Dany conta que o processo de troca de nome foi iniciado esse ano, mas que ela já possui documento com o nome de mulher, como título de eleitor. De acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de fevereiro de 2018, todo cidadão tem direito a escolher a forma como deve ser chamado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o STF afirmaram a humanidade, dignidade, cidadania e autonomia das pessoas transexuais e travestis, ao reconhecerem seu direito de soberana autodefinição de sua identidade de gênero.

Fonte: g1

O post Transexual é retirada á força de banheiro público feminino no RJ; veja vídeo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Transexual é retirada á força de banheiro público feminino no RJ; veja vídeo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *